Topo

Viagem

Conheça a tenebrosa Ilha das Bonecas, na Cidade do México

Getty Images/iStockphoto
De tão assustadora, a Ilha das Bonecas virou atração turística na Cidade do México Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

19/02/2018 04h00

No meio da caótica Cidade do México, existe uma verdejante área cortada por cerca de 190 km de canais que, há tempos, é uma das mais interessantes atrações turísticas locais. Trata-se da região batizada de Xochimilco, onde famílias, grupos de amigos e viajantes estrangeiros vão fazer passeios com coloridos barcos conhecidos como "trajineras" e atravessar as águas da área. 

O clima de alegria e romantismo de Xochimilco, entretanto, ganha subitamente uma atmosfera macabra, quando as embarcações passam ao lado de uma ilha artificial chamada de Isla de las Muñecas.

Veja mais

Getty Images/iStockphoto
Bonecas aparecem penduradas em árvores em ilha de Xochimilco Imagem: Getty Images/iStockphoto

Entre as árvores do lugar, aparecem penduradas diversas bonecas, grande parte delas em estado de degradação e com penteados e expressões faciais pra lá de sinistros (e algumas estão sem cabeça). Parece um cenário de filme de terror, que, de certa maneira, combina com as águas escuras região. 

De onde as bonecas saíram?

Reza a lenda que, no século passado, uma menina se afogou em um canal próximo dali. Com o objetivo de afugentar eventuais fantasmas que pudessem lhe tirar a paz, o antigo morador da ilha pendurou as bonecas nas árvores e outras estruturas de sua propriedade.

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E muitos dos brinquedos, com o passar do tempo, realmente adquiriram aspecto de guardiões assustadores. 

O dono da ilha morreu em 2001, mas as bonecas ficaram em suas posições tradicionais: já há muitos anos, a Isla de las Muñecas virou um dos pontos mais famosos entre turistas e nativos. 

FlyingCrimsonPig/www.flickr.com/photos/97546353@N06/20047180016
A paisagem da Ilha das Bonecas é dominada por brinquedos de aspecto sinistro Imagem: FlyingCrimsonPig/www.flickr.com/photos/97546353@N06/20047180016

É um lugar que definitivamente contrasta com o restante de Xochimilco, onde a paisagem é dominada pelas festivas e enormes "trajineras"

Durante a navegação, grupos de mariachis cantam músicas tradicionais mexicanas e grupos de jovens fazem festas regadas a "michelada", receita que mistura cerveja, suco de limão, molho inglês, molho de pimenta, chilli em pó e sal (e há também casamentos sendo celebrados nos barcos).

Nos trajetos, as embarcações passam por simpáticas senhoras vendendo milhos em cima de barquinhos e ilhas onde são cultivadas lindas flores. 

krebsmaus07/www.flickr.com/photos/koadla/2305279687
Imagem: krebsmaus07/www.flickr.com/photos/koadla/2305279687

Mas é a Ilha das Bonecas que ainda constitui uma das experiências mais marcantes de Xochimilco.

Para chegar até lá, e ainda visitar outras belas paisagens da região, vale a pena juntar um grupo grande pessoas: as "trajineras" comportam cerca de 20 pessoas (e, quanto mais gente, mais barato tende a ficar o passeio). 

Xochimilco se localiza a cerca de 20 km do centro da Cidade do México. 

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem