Topo

Praias, história e cachoeiras: veja maravilhas para curtir no México

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

18/12/2017 04h00

O México não é tão popular entre turistas brasileiros quanto seu principal vizinho, os Estados Unidos. Mas isso não quer dizer que o antigo território dos astecas e maias careça de atrativos. Pelo contrário: ao visitar o território mexicano, o viajante tem tudo para se deleitar com cidades, praias, artes e uma culinária de primeira linha. Abaixo, veja sete destinos imperdíveis para conhecer por lá.

Leia também

Cidade do México

Visão panorâmica da Cidade do México - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Cidade do México é a principal porta de entrada do território mexicano. Megalópole frenética (como São Paulo), o local abriga atrativos fascinantes, capazes de entreter o visitante por dias a fio. Seu principal cartão-postal é a monumental praça chamada de Zócalo, onde se destaca a Catedral Metropolitana, erguida a partir de 1573 e com um interior com detalhes barrocos lindíssimos. E não faltam museus aqui, como o Museo Nacional de Antropología (com uma coleção sem paralelos de relíquias astecas) e a antiga casa de Frida Kahlo (no bairro de Coyoacán), com diversas pinturas da cultuada artista. Para ouvir música ao vivo, vá à Praça Garibaldi (onde, frequentemente à noite, se reúnem mariachis para fazer um som) e, se a intenção for curtir um restaurante ou uma balada requintada, o destino deve ser a região de Polanco. 

Teotihuacán

A terceira maior pirâmide do mundo (do Sol) tem 65 metros de altura e 244 degraus. Está no sítio arqueológico de Teotihuacan - Mônica A. de Souza/UOL - Mônica A. de Souza/UOL
Imagem: Mônica A. de Souza/UOL

Localizado a cerca de 50 quilômetros da Cidade do México, Teotihuacán é uma das mais importantes regiões históricas do território mexicano (e passeio extremamente interessante para quem está na área). Trata-se de um sítio arqueológico que abriga monumentais construções (algumas em formas piramidais) que compuseram um importante centro urbano e cerimonial pré-hispânico. As ruínas do lugar são muito bem preservadas e rendem excelentes fotos. Um dos destaques de Teotihuacán é a Pirâmide do Sol, com 65 metros de altura e 244 degraus. É um lugar que pode ser conhecido em uma viagem bate-e-volta de um dia desde a Cidade do México (mas prepare-se para caminhar bastante por lá). 

Cancún e região

Cancún - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Caribe mexicano é pontuado por balneários paradisíacos, e o mais famoso deles é, logicamente, Cancún. Trata-se de um local forrado por enormes resorts e composto por praias de cair o queixo, seja em sua própria orla ou em faixas de areia vizinhas, como Isla Mujeres e Cozumel. Aqui, a diversão é pular no mar azul turquesa durante o dia e, à noite, se jogar em algumas das muitas baladas insanas que existem na região. E, na área, há também opções para quem gosta de história: uma delas é o sítio arqueológico de Chichén Itzá e seu impressionante Templo de Kukulcán (que foi eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo e fica a menos de 200 quilômetros de Cancún): trata-se de uma das principais heranças da civilização maia em território mexicano.

Chiapas

Chiapas, no México - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Chiapas ficou famoso por ser a base do movimento mexicano de esquerda Exército Zapatista de Libertação Nacional. Mas esta região do sul mexicano tem muito mais a oferecer além de política. Trata-se de uma área de natureza exuberante e que também abriga sítios arqueológicos de grande importância, como Palenque, com algumas das mais imponentes construções maias de todo o México. Para quem está atrás de ecoturismo, o Chiapas oferece cachoeiras (como as Cataratas de Água Azul, na foto) e trilhas no meio da selva perfeitas para quem gosta de entrar em contato com a natureza. E, na região, existem centros urbanos fascinantes, como San Cristóbal de las Casas, uma cidade com lindas construções coloniais, ótimos restaurantes e boa infraestrutura hoteleira. 

Oaxaca

Praia nudista de Zipolite, no sul de Oaxaca, no México - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Também localizada no sul do México, a região de Oaxaca é um colorido e interessante destino para quem visita o país. É um lugar que mistura paisagens naturais, tradições culturais e lindas cidades como poucos outros no território mexicano. Lá estão, por exemplo, o paradisíaco destino litorâneo de Puerto Escondido, com praias lindíssimas como Zicatela, Carrizalillo e Puerto Angelito (o balneário é muito popular entre surfistas). Já na cidade de Oaxaca de Juárez, por sua vez, o turista encontra construções coloniais fotogênicas, como o templo de Santo Domingo de Guzmán, com uma história que remonta ao século 16 e que até hoje é um dos mais lindos templos cristão de todo o México. Oaxaca é também um dos melhores lugares para provar deliciosas receitas culinárias do país. 

Riviera Nayarit

Praia de Riviera Nayarit - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Assim como Cancún, Riviera Nayarit é um destino litorâneo para quem busca se hospedar ao lado de lindas orlas curtindo o conforto de um resort. O lugar fica na costa mexicana que é banhada pelo oceano Pacífico e reúne grande infraestrutura hoteleira, lindas faixas de areia, campos de golfe, pontos para observar baleias e oportunidades de passeios de barco que chegam a pequenos pedaços do paraíso como as ilhas Marietas. Ali perto também está Puerto Vallarta, com vida noturna agitada, diversas opções gastronômicas e interessantes vistas para o mar. 

Puebla

Puebla, no México - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se a sua intenção for explorar um lindo centro urbano histórico no México, vale a pena ir até Puebla, a cerca de 140 quilômetros da Cidade do México. Lá, turistas passeiam por lindas ruazinhas repletas de um casario antigo colorido e um centro histórico (considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco) com dezenas de igrejas que são verdadeiras obras de arte: entre os mais lindos destes templos está a Catedral de Puebla (na foto), com torres com quase 70 metros de altura. Na cidade, não deixe de degustar o mole poblano com frango, servido com um molho que leva dezenas de ingredientes, como cominho, anis e chocolate.