Topo

Trancoso, Itacaré, Prado... 8 praias da Bahia que você vai querer mergulhar

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

22/11/2017 04h00

A Bahia tem o maior litoral do Brasil, com cerca de 1.100 quilômetros de extensão. Nessa longa costa não faltam lugares paradisíacos. Abaixo, conheça oito dos mais lindos destinos de praia do território baiano. 

1. Península de Maraú

Praia Três Coqueiros tem mar aberto, ondas fortes e coqueirais, na Península de Maraú, Bahia - Flávio Paes/UOL - Flávio Paes/UOL
Imagem: Flávio Paes/UOL

A Península de Maraú faz parte da chamada Costa do Dendê e abriga diversas faixas de areia belíssimas. Um dos principais cartões-postais da área é a praia de Taipu de Fora, com sua orla forrada de coqueiros e que, durante a maré baixa, oferece piscinas naturais com água cristalina, perfeitas para longas sessões de nado e prática de snorkel. Três Coqueiros (na foto) é outra praia imperdível da Península.

2. Ilha de Boipeba

Assim como em toda Ilha de Boipeba, a praia de Moreré sofre grande influência das marés - Felipe Floresti/UOL - Felipe Floresti/UOL
Imagem: Felipe Floresti/UOL

A Ilha de Boipeba é um destino baiano que abriga faixas de areia capazes de agradar os mais diversos perfis de turistas. Bainema, por exemplo, oferece um clima romântico e piscinas naturais no meio do mar durante a maré baixa. Moreré, por sua vez, é banhada por uma água cristalina ideal para quem gosta de passar muito tempo no oceano. E, nos arredores da ilha, é possível mergulhar e ver um navio espanhol que naufragou na área no século 16.

3. Morro de São Paulo

Barracas e restaurantes da Quarta Praia, em Morro de São Paulo, oferecem completa infraestrutura - Gabriel Carvalho/UOL - Gabriel Carvalho/UOL
Imagem: Gabriel Carvalho/UOL

Morro de São Paulo é um dos balneários com melhor infraestrutura turística do litoral baiano. Com lindas orlas e uma vida noturna agitada, o local atrai viajantes do mundo inteiro (note a grande quantidade de mochileiros israelenses que circulam por aqui). Para tomar um sol em Morro de São Paulo, vá para pequenos pedaços de paraíso como a Quarta Praia e a Praia do Encanto.

Leia também

4. Trancoso

Encontro do rio com o mar em Trancoso, na Bahia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado no sul do território baiano, Trancoso é um dos balneários com as paisagens mais fotogênicas do Estado nordestino. Na Praia do Rio da Barra, por exemplo, o mar divide a paisagem com areia fofa e gigantescas falésias. Já a Ponta de Itaquena é embelezada por um oceano de coloração constantemente esverdeada e longos trechos de mata preservada. E Itapororoca é um lugar que, constantemente, exibe piscinas naturais e uma faixa de areia para deitar e passar do dia ganhando um bronze. 

5. Praia do Espelho

Além de Porto Seguro em si, o turista ainda consegue explorar outros locais não tão distantes dali. Localizada entre Caraíva e Trancoso, a Praia do Espelho exibe águas de um tom de azul extremamente claro, cercado por pousadas de charme - Vivian Ortiz/UOL - Vivian Ortiz/UOL
Imagem: Vivian Ortiz/UOL

Uma paisagem composta por falésias, densos coqueirais, areia fofa e mirantes que oferecem vista privilegiada para tudo isso. Esta é a Praia do Espelho, situada no litoral sul da Bahia (também na região de Trancoso) e considerada por muita gente como um dos destinos litorâneos mais lindos do Brasil. O local conta com ótimas pousadas ideais para famílias, casais e grupos de amigos, além de ter um mar calmo perfeito para longos banhos.

6. Itacaré

Itacaré, na Bahia - Camila1111/iStockphoto - Camila1111/iStockphoto
Imagem: Camila1111/iStockphoto

Quer curtir praias de aspecto selvagem durante suas férias no Brasil? Caso a resposta seja sim, o balneário de Itacaré é uma escolha ideal para este tipo de viagem. O lugar exibe praias lindíssimas e intimistas, como a Prainha (com parte de sua orla coberta por trechos de mata Atlântica), Itacarezinho (com uma longa faixa de areia fofa ótima para caminhadas) e a Praia da Engenhoca (que, quando vazia, lembra o cenário de uma ilha deserta). 

7. Costa do Sauípe

Praia do Sauípe - Divulgação/Setur BA - Divulgação/Setur BA
Imagem: Divulgação/Setur BA

A Costa do Sauípe, situada no litoral norte do território baiano, é indicada para quem busca passar as férias no conforto de um resort e de frente para belas praias. Trata-se de um dos destinos com melhor infraestrutura turística da Bahia, onde os viajantes também encontram campo de golfe, spas e restaurantes refinados. Junto com todo este desenvolvimento, a Costa do Sauípe oferece faixas de areia belíssimas e acolhedoras. 

8. Prado

A praia da Japara Grande, em Prado, chama a atenção pela complexidade da paisagem, com mata nativa, um rio de água escura, falésias e o sempre belo mar da Bahia - Felipe Floresti/UOL - Felipe Floresti/UOL
Imagem: Felipe Floresti/UOL

O balneário de Prado está localizado no extremo sul do Estado da Bahia e tem cartões-postais lindíssimos, como as praias do Farol, da Viçosa, da Paixão e Tororão (todas capazes de agradar os turistas). Um dos principais atrativos de Prado são os passeios de barco que saem da cidade e levam viajantes para observar baleias-jubarte do meio do oceano. Via de regra, estes tours são realizados entre os meses de julho e outubro.