Topo

Paraísos brasileiros: 10 destinos de praia imperdíveis no Nordeste

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/10/2017 04h00

O Nordeste é um paraíso para quem gosta de praia: orlas para todos os gostos, desde faixas de areia protegidas por falésias na Paraíba até áreas banhadas por um mar azul-turquesa, como em Alagoas. E há balneários ideais tanto para quem está em busca de balada como para o turista que só quer sossego em suas férias. Conheça dez destinos praianos nordestinos que merecem ser visitados.

Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas conta com 18 quilômetros de praias de areia fofa, coqueiros imponentes e um mar verde-esmeralda. Em dias de maré baixa (os nativos dizem que os períodos de lua nova e cheia são melhores para se visitar o local), dezenas de arrecifes emergem das águas do oceano e formam piscinas naturais perfeitas para um mergulho - Divulgação/Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas - Divulgação/Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas
Imagem: Divulgação/Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

Grande infraestrutura hoteleira, excelentes restaurantes e, acima de tudo, uma orla de cair o queixo. Essas são apenas algumas das qualidades de Porto de Galinhas, balneário pernambucano famoso pelas piscinas naturais que se formam perto de sua areia quando a maré está baixa. Todo este cenário marítimo pode ser explorado a bordo de jangadas, colocando os turistas no meio de uma paisagem digna de um quadro. E o centrinho de Porto de Galinhas também oferece boas baladinhas para quem quiser curtir a noite.

Maragogi (AL)

As piscinas naturais da Croa de Barra Grande são as melhores opções para mergulho, em Maragogi, no norte de Alagoas  - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Parte da chamada Costa dos Corais, uma área litorânea que se estende entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco, Maragogi é famosa pelas piscinas naturais translúcidas e paradisíacas que se formam em sua orla. São lugares perfeitos para se refrescar do calor Nordestino enquanto se observa uma paisagem lindíssima. No local, turistas também se divertem com belos passeios de barco pelo mar que cerca a região e se deliciam em restaurantes que preparam excelentes pratos de frutos do mar. 

Praia do Espelho (BA)

Além de Porto Seguro em si, o turista ainda consegue explorar outros locais não tão distantes dali. Localizada entre Caraíva e Trancoso, a Praia do Espelho exibe águas de um tom de azul extremamente claro, cercado por pousadas de charme - Vivian Ortiz/UOL - Vivian Ortiz/UOL
Imagem: Vivian Ortiz/UOL

Situada no litoral sul da Bahia, a Praia do Espelho é considerada por muitos viajantes como um dos balneários mais bonitos do Brasil. E tal opinião tem fundamento: a orla local exibe um conjunto de lindas paisagens que inclui falésias, áreas forradas por coqueirais, areia fofa e mirantes de onde o turista pode ter visões panorâmicas de todo este quadro. Além disso, a praia conta com charmosas e aconchegantes pousadas (algumas de alto padrão) que são ideais para casais, famílias e grupos de amigos. 

Canoa Quebrada (CE)

Praia de Canoa Quebrada, no litoral cearense - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Falésias avermelhadas que chegam a ter 30 metros de altura são uma das grandes marcas de Canoa Quebrada, balneário localizado a cerca de 170 km da cidade de Fortaleza, no Ceará. Sob estas formações rochosas, estende-se uma faixa banhada por um mar cálido, pontuada por jangadas e perfeita para longas caminhadas. Não faltam boas pousadas na área e, à noite, os boêmios devem ir tomar uma cerveja na rua Dragão do Mar, recheada de barzinhos, restaurantes e gente festeira.

Costa do Conde (PB)

Praia do Coqueirinho - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Localizado a cerca de 30 km de João Pessoa, o município de Conde tem um dos litorais mais lindos da Paraíba. Estão lá a praia do Coqueirinho (protegida por densos coqueirais e com águas perfeitas para um mergulho) e a praia de Tambaba (que abriga uma famosa área de naturismo). E todo este cenário pode ser admirado do topo das enormes falésias que marcam a paisagem da região. Um dos melhores pontos de observação é o Mirante do Urubu. É possível chegar no local com bugue, jardineira ou após uma longa caminhada.

Fernando de Noronha (PE)

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, é a melhor praia do mundo, segundo TripAdvisor - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O arquipélago de Fernando de Noronha jamais poderia ficar de fora desta lista. Estão lá, afinal, o que muitos consideram as praias mais bonitas do Brasil. Entre esses paraísos destacam-se a Baía do Sancho (banhada por um mar constantemente mar verde-esmeralda, protegida por uma falésia e próxima do espetacular Morro Dois Irmãos), a Praia do Leão (com um aspecto selvagem e onde ocorre desova de tartarugas-marinhas), a Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre. Noronha é também um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. 

Praia da Pipa (RN)

Cercada por falésias imensas, a baía dos Golfinhos, na praia da Pipa (RN), atrai turistas em busca de avistar os animais marinhos - Canindé Soares/UOL - Canindé Soares/UOL
Imagem: Canindé Soares/UOL

A Praia da Pipa, localizada a cerca de 80 km de Natal, no Rio Grande do Norte, é um destino ideal para quem curtir lindas paisagens praianas mas sem abrir mão de agito e festas. O destino tem uma orla onde se destacam enormes falésias, um mar claro e cálido onde é possível avistar golfinhos (e também pegar boas ondas em sessões de surfe) e mirantes com vista privilegiada para tudo isso. Pipa também tem opções de acomodações para todos os gostos e bolsos, de hostels a pousadas chiques, e uma vida noturna animada.

Praia do Gunga (AL)

Praia do Gunga, na Barra de São Miguel, a 33 km ao sul de Maceió - Luiz Eduardo Vaz/Divulgação - Luiz Eduardo Vaz/Divulgação
Imagem: Luiz Eduardo Vaz/Divulgação

Maceió, em Alagoas, tem belas praias urbanas, mas, a menos de 40 km da capital alagoana, há um destino litorâneo que não deve ser negligenciado por quem visita a região. Trata-se da Praia do Gunga, uma orla banhada por um mar que costuma apresentar uma coloração verde-esmeralda e areia onde surgem imponentes coqueirais. Em um dos lados da praia, o oceano se encontra com as águas da Lagoa do Roteiro, em um belo cenário para fotos. O turista deve reservar pelo menos uma manhã e uma tarde inteiras para curtir este lindo lugar.

Praia dos Carneiros (PE)

Pequena e bucólica capela de São Benedito, erguida quase na areia da Praia dos Carneiros, é uma das atrações que podem ser conhecidas durante caminhada na beira da praia - Roberta Guimarães/UOL - Roberta Guimarães/UOL
Imagem: Roberta Guimarães/UOL

Outro balneário pernambucano que está entre os mais lindos do Nordeste é a Praia dos Carneiros, situada a cerca de 110 km da cidade do Recife. O local exibe uma das orlas mais fotogênica do país, com sua faixa de areia fofa coroada por imponentes coqueirais e que exibe a linda capela de São Benedito. Na área da praia dos Carneiros é também possível observar o encontro do rio Ariquindá com o oceano. Apesar de, à primeira vista, parecer quase desértico, o destino oferece locais para comer frutos do mar e tomar uma cervejinha.

Península de Maraú (BA)

Praia Três Coqueiros tem mar aberto, ondas fortes e coqueirais, na Península de Maraú, Bahia - Flávio Paes/UOL - Flávio Paes/UOL
Imagem: Flávio Paes/UOL

Parte da chamada Costa do Dendê, a Península de Maraú é um destino baiano onde não faltam paisagens paradisíacas. O local reúne faixas de areia absolutamente lindas, como Taipu de Fora (que exibe piscinas naturais deslumbrante durante a maré baixa). Barra Grande, por sua vez, é a principal vila da península, onde o turista encontra pousadas aconchegantes, bons restaurantes e barzinhos agradáveis. Também vale muito a pena fazer passeios de barco pelo mar que banha a área.