Topo

Miami oferece mais que boas compras: veja 6 dicas de arte, baladas e praias

Ana Paula Garrido*

Colaboração para o UOL

28/12/2017 04h00

Uma das cidades mais queridas dos brasileiros, conhecida principalmente como destino de compras, Miami oferece atrações que também agradam quem procura diversão e cultura. Esse roteiro tem a missão de desviar o olhar de quem está ansioso para encher as malas de novidades, para outras programações que enchem a alma de vivências e boas lembranças dessa cidade surpreendente. 

Praia Miami desconhecida - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
A quase desconhecida praia de Matheson Hammock Park
Imagem: Ana Paula Garrido

1- Aproveite as praias

Para começar, vamos olhar para as maravilhosas praias de Miami? O mar é lindo, um azul-turquesa cristalino, a areia é bem fina e branquinha e, dependendo da época do ano, a água é bem calma e morna. Com um cenário desse, como é possível pisar em Miami sem ficar ao menos um dia inteiro na praia? 

Em South Beach, vários hotéis fornecem toalhas, espreguiçadeiras, sombreiros e serviço de bar até para quem não está hospedado. É possível pagar à parte, cerca de U$ 10 por cada item, para ter essas mordomia na areia.

South Beach - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
O gostoso calçadão de South Beach
Imagem: Ana Paula Garrido


Vale também dar umas voltinhas pelo calçadão que separa os hotéis da praia. Sempre tem esportista correndo, andando de bicicleta, patins ou mães empurrando carrinhos com bebês, para apreciar a paisagem e a gostosa brisa do mar. 

Veja também


Para quem viaja com crianças ou idosos, Sunny Isles Beach é uma excelente opção para aproveitar o sol. Próximo de Coral Gables, o Parque Matheson Hammock esconde uma ótima praia depois de passar por uma linda área preservada com matas e manguezais. O local, ainda pouco conhecido pelos turistas, é perfeito para levar as crianças, fazer um piquenique ou curtir uma vista romântica da piscina natural em formato de círculo, com água do mar que se renova a cada maré alta.

2- Conheça a cidade de um barco

Que tal trocar um dia de compras por um passeio de barco pelos canais e conhecer Miami de outro ângulo? Dá para pegar um iate no Píer do Bayside, que também é um lugar gostoso apesar de bem turístico, cheio de lojinhas, restaurantes, música ao vivo e claro, muitos barcos, iates e lanchas.

Vale relaxar por 90 minutos em um passeio de barco que te leva a conhecer como vivem os milionários americanos nas ilha da Estrela, Fisher Island e Key Biscayne, visualizando as mansões das celebridades, construções histórias, as pontes e os arranha-céus de Miami.

Miami - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
Conhecer Miami por outro ângulo pode ser interessante
Imagem: Ana Paula Garrido

3- Galerias e arte a céu aberto

Atualmente Miami ferve quando o assunto é arte, design e cultura. São inúmeros eventos artísticos e festivais o ano inteiro. Nesse mês de dezembro a cidade é palco do mais prestigiado show de arte da América, o Art Basel e outras dezenas de feiras paralelas como a Design Miami. Não à toa, Miami se transformou num dos mais importantes centros de arte contemporânea dos Estados Unidos.

Bairros antes degradados, refloresceram como novos points de arte moderna e contemporânea, como o Miami Design District, que abriga hoje lojas de grifes internacionais, galerias de arte, lojas de arquitetura e design, etc.

Vale destacar o imperdível Wynwood, onde os muros servem de cenário para uma grande galeria de arte à céu aberto, com trabalhos belíssimos que atraem uma galera descolada que curte arte, e outra que não perde a oportunidade para fazer uma selfie com imagens diferenciadas. Vale muito passar uma tarde para admirar a street art, conhecer as lojas, as galerias de arte e curtir os badalados cafés e restaurantes recém abertos nas principais ruas da região.

Miami art - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
Wynwood Walls: programa imperdível para quem gosta de Street Art
Imagem: Ana Paula Garrido

Quem curte arte também não pode deixar de conhecer o Pérez Museum, que desde 2013 funciona ao lado do Museu de Ciências, no maravilhoso espaço criado para ser um parque de museus. O Pérez tem design moderníssimo e uma vista espetacular para Biscayne  Bay. O PAMM, como o museu é chamado, abriga exposições temporárias maravilhosas de arte moderna e contemporânea.

Pérez Museum - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
As exposições do Pérez Museum
Imagem: Ana Paula Garrido

4- Museu Vizcaya

Não tão novo, mas não menos interessante, o Museu Vizcaya é uma joia de arquitetura e uma das mansões mais luxuosas dos anos dourados da América. A belíssima propriedade que foi transformada em museu teve sua construção finalizada em 1916, motivo para grande comemoração com evento festivo, convidados vestidos como italianos e até gôndolas no canal em frente à casa. Com design inspirado nas grandes vilas da Itália, pelas mãos de artistas europeus contratados para decorar cada pedaço da propriedade, a mansão tem decoração opulenta e beleza nos mínimos detalhes. Vale destacar as inovações tecnológicas como por exemplo, 2 elevadores e o sistema telefônico, considerados muito avançados para a época. Imperdível passear pelos lindos salões, conhecer a história e curtir cada detalhe do deslumbrante jardim.

Museu Vizcaya - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
Imagem: Ana Paula Garrido

5- Baladas ao entardecer

Com muita gente jovem na cidade em busca de lugares agitados, um programa bastante procurado é um Happy Hour com direito a pool party no entardecer. Afinal, ver o pôr do sol no mar e tomar um drink na beira da piscina, é sempre uma boa pedida em Miami.

Miami happy hour - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
Pool party na happy hour de Miami
Imagem: Ana Paula Garrido

Quem gosta de lugares badalados não pode deixar de conhecer um dos inúmeros rooftops da cidade. Uma opção para quem gosta de ver e ser visto é o Juvia, que fica em Miami Beach. Charmoso e badalado, com drinks ótimos e bem elaborados, e com uma vista bem legal da cidade.

Juvia Miami - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
Juvia, em Miami
Imagem: Ana Paula Garrido

6- Hospedagem no Art Déco District

Miami Beach é o lugar perfeito para quem procura praia, agito noturno, diversão e compras. Com arquitetura marcante, essa parte da cidade concentra os preservados prédios baixos e de cores pasteis, estilo Art Déco dos anos 20, que hoje abrigam sofisticados restaurantes, galerias, lojas e hotéis de charme.

Art Déco Miami - Ana Paula Garrido - Ana Paula Garrido
Fachada em estilo Art Déco do Hotel Iberostar Berkeley
Imagem: Ana Paula Garrido

Uma excelente opção de hospedagem a poucos passos da praia, é o novíssimo Iberostar Berkeley, um hotel boutique super bem localizado, num prédio histórico em estilo Art Déco, na Collins Avenue, coração de South Beach. Com serviço simpático e ambiente charmoso, o hotel tem uma piscina na cobertura e o ótimo restaurante BLT Steak.

Vibrante, alegre e divertida, Miami é a cidade mais latina e internacional de toda a América e é um destino perfeito para quem busca férias com praia, cultura, diversão e claro, muitas compras!

*A jornalista viajou a convite do Iberostar Hotels & Resorts