UOL Viagem

Porto Velho

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Agências

Lugares históricos



As Três Marias - Um dos mais famosos (e inusitados) atrativos turísticos de toda a cidade são essas três caixas d'água, localizadas no setor alto do centro antigo de Porto Velho e construídas, entre 1910 e 1912, por uma empresa norte-americana de Chicago. Conhecidas também como "Três Marias", essas caixas com capacidade de 200 mil litros cada uma abasteceram a cidade até 1957 e, atualmente, são o símbolo da cidade, presentes inclusive no brasão e na bandeira de Porto Velho. A praça que abriga essa curiosa atração serve de palco, nos finais de semana, para apresentações musicais e suas caixas d'água chegaram a ser usadas para a prática de rapel. Entre as avenidas Carlos Gomes e Rogério Weber, bairro Caiari.

Palácio Getúlio Vargas - Construído em 1949, esse edifício é uma homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, responsável pela criação do Território Federal do Guaporé, atual estado de Rondônia. Localizado na praça de mesmo nome, onde se encontram uma fonte e o Marco do Centenário da Independência do Brasil, o palácio é sede do governo estadual. Não é permitida a entrada do público em seu interior. Praça Getúlio Vargas s/nº.

Prédio da Universidade Federal de Rondônia - Esse belo edifício funcionou, entre 1948 e 1957, como sede do primeiro hotel de Porto Velho. A partir de 1970, funcionou como secretaria municipal até ser transformado em universidade. Praça Getúlio Vargas, s/nº.

Estrada Ferroviária do Madeira Mamoré - Inaugurados na primeira década do século passado, entre 1907 e 1912, os 360 km de extensão dessa ferrovia unia a capital de Rondônia a Guajará Mirim, próximo a Bolívia, e funcionou, até 1966, como uma das principais vias de escoamento da borracha extraída no Brasil e no país vizinho. As histórias da construção da "Ferrovia do Diabo", como ficou conhecida a obra por conta das inúmeras mortes de operários durante a sua construção, foram tema da minissérie "Mad Maria" e podem ser conhecidas por quem visita a cidade. A inauguração de um novo complexo dedicado ao principal cartão postal de Porto Velho está prevista para 2010. O novo local, construído nos galpões originais da estação, deverá contar com um centro gastronômico regional no formato das praças de alimentação, um galpão dedicado a exposições com obras relacionadas com o universo amazônico e histórias da construção da ferrovia, além de um calçadão unindo a região ao porto da cidade. O museu da estação possui acervo com mobiliários, fotografias e a primeira locomotiva do complexo ferroviário. Avenida 7 de setembro, s/nº.

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro