UOL Viagem

Buenos Aires

A feira dos descolados novidadeiros de Palermo rivaliza com a tradicional feira de antiguidades do bairro de San Telmo, na Plaza Dorrego, aos domingos, que tem participação especialíssima de cantores e dançarinos de tango. San Telmo é também o bairro das histórias de uma menina-mito, Mafalda, criação do desenhista Quino. Ao norte da avenida Independência, na rua Balcarce, 774, um quiosque homenageia os quadrinhos com uma estátua de Manolito na fachada.

Júlio Cortazar, nascido belga e portenho por escolha, morou em Palermo antes da fama, quando era professor. Contos seus localizam escolas de tango e também o comércio das redondezas. Borges radicalizou e identifica Palermo como o espaço da "Fundação mítica de Buenos Aires", título de um de seus trabalhos. É uma forma pouco modesta (a forma argentina tradicional) de associar a origem da capital à origem do próprio Borges, que passou a infância e a adolescência em Palermo, em duas casas da rua Serrano.

Futebol


E por falar em orgulhos, uma lista das principais atrações da capital portenha ("o povo do porto") não poderia esquecer os famosos rivais no futebol, Boca Juniors e River Plate. O estádio do clube que levou Diego Maradona à fama, o Boca Juniors, é aberto para visitação. La Bombonera abriga o Museo de la Pasión Boquense e fica na rua Brandsen, 805, em La Boca.

O Monumental de Nuñes é a sede do Club Atletico River Plate, foramdo em 1901. Oferece visitas guiadas à tarde, na avenida Presidente Figueroa Alcorta, 7.597.
Atualizado em Dezembro de 2006
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro