UOL Viagem

Curitiba

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Agências

Construções históricas



Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Com projeto do arquiteto francês Alphonse de Plas, a catedral tem em seu amplo interior pontos de altura vertiginosa, paredes em que cabem três andares de vitrais coloridos. O estilo é neogótico, e a construção se estendeu de 1876 a 1893. A igreja foi promovida a catedral em 1911 e a basílica menor em 1993. Praça Tiradentes, s/nº, centro.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - No tempo da escravidão, tinha o nome de Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito. Aos domingos pela manhã, realiza a Missa do Turista, já com a Feirinha do Largo da Ordem em curso, nos arredores. As estações da via-crúcis se apresentam em delicadas pinturas em azul, sobre azulejos brancos, assinadas por Julio Gebrath. Largo da Ordem, Setor Histórico.

Ópera de Arame - O projeto arquitetônico impressiona e, promovido à marca de Curitiba, se converte numa visita obrigatória para turistas. Numa pedreira, com mata verde e quedas d'água preservadas, foi encaixado um teatro grande, de 1.640 lugares, construído com vidro e estruturas tubulares metálicas. O vidro deixa ver os artistas que se apresentam e a natureza ao mesmo tempo, de cima a baixo, mudando de cor ao cair da tarde. O piso e as passarelas de tela recomendam não pisar lá de salto alto. Uma pena que a conservação não acompanhou a ousadia da estrutura: em fevereiro de 2008, goteiras no teto formavam grandes poças d'água no palco, impedindo a programação de espetáculos. Ao lado está a Pedreira Paulo Leminski, inaugurada em 1989, ano da morte do poeta, onde se realizam shows de música com público de dezenas de milhares de pessoas. Rua João Gava, s/nº, Abranches, tel: (41) 3355-6071.

Rua das Flores - Atualmente são comuns os 'calçadões' urbanos, as ruas fechadas para pedestres e comércio. Não era nada comum no início dos anos 70, quando o então prefeito Jaime Lerner teve a idéia de fechar a rua 15 de Novembro para o trânsito, atraindo a fúria dos comerciantes nela instalados. Com a tribuna livre Boca Maldita numa das extremidades, a Rua das Flores mantém a marca das floreiras, no chão e suspensas, e dos bancos de praça. Seu comércio é semelhante ao de qualquer outra rua: lanchonetes, bancos, lojas, farmácias, restaurantes, bancas de revistas, lotéricas etc.

Teatro Paiol - A construção arredondada é centenária, data de 1906. O que era abrigo de pólvora virou teatro de arena em 1971. O Festival de Teatro é uma boa oportunidade para conhecê-lo e testar sua acústica, no meio de rodovias bastante movimentadas. Praça Guido Viaro, s/nº, Rebouças, tel: (41) 3213-1340.

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro