Topo

Em Osaka, experimente a culinária japonesa em restaurantes estrelados ou em barracas de rua

Ingrid K. Williams

New York Times Syndicate

09/11/2012 07h30

Os desfiladeiros de concreto e rodovias elevadas de Osaka nunca vencerão um concurso de beleza urbana. Mas quando o espírito de um lugar é o kuidaore - o conceito de "comer até o último centavo" -, a estética não importa tanto assim. Apropriadamente, a terceira maior cidade do Japão não sofre por escassez de bons restaurantes (hoje a cidade ostenta um total de 108 estrelas Michelin, incluindo cinco estabelecimentos com três estrelas); no entanto, a acolhedora gastronomia local também pode ser desfrutada nas barracas de comida que se alinham nas margens recém-renovadas do canal Dotonbori. E quando a comilança se mostrar excessiva, os museus e parques urbanos de Osaka, de altíssima qualidade, oferecem uma trégua bem-vinda e necessária.

Sexta-feira

16h - Um giro no céu
A área ao redor do centro de transportes Umeda é um emaranhado hiperativo de estações interconectadas de trens e metrô, em meio a colossais lojas de departamentos. Para se orientar, vá até o sétimo andar da loja de departamentos Hep Five (5-15 Kakuda-cho, Kita-ku; 81-6-6313-0501; hepfive.jp) e embarque na enorme roda gigante vermelha (500 ienes a entrada, ou cerca de US$ 6) que gira sobre o prédio de nove andares. No ápice, a 106 metros de altura, as gôndolas oscilantes oferecem vistas tranquilas do congestionamento abaixo, do novo complexo Osaka Station City e do famoso Umeda Sky Building.

19h - Carnaval de neon
Em Dotonbori, área basicamente de pedestres que é o centro da vida noturna de Osaka, não é preciso andar de montanha russa para criar uma atmosfera de festa pública. Isso é proporcionado pelos painéis de neon, pelas grandes criaturas (dragões, caranguejos, peixes) penduradas nas fachadas e pela contínua sequência de barracas e restaurantes. Após localizar os curiosos monumentos da região, como o altíssimo painel da Glico com o homem correndo e o palhaço baterista do Kuidaore Taro, recompense-se com takoyaki (bolinhos de polvo fritos), a especialidade local. As esferas quentíssimas servidas no Takoyaki Jyuhachiban (1-7-21 Dotonbori, Chuo-ku; 81-6-6211-3118) são cobertas por molho picante, maionese, pó de algas e flocos de peixe (350 ienes por seis unidades).

22h - Caminhando
Quando o frenesi ofegante de Dotonbori tornar-se demais, escape por uma rua lateral para o Bar Core (1-8-6 Dotonbori, Chuo-ku; 81-6-6211-2228), local que garante uma companhia limitada. Este pequeno bar sem mesas tem espaço para apenas seis clientes (magros) por vez. Peça um copo de uísque japonês - o Hibiki 17 anos (900 ienes) é uma excelente escolha - ao barman de gravata borboleta, e saboreie a bebida enquanto a infindável multidão flui ali fora.

Sábado

10h - Arte subterrânea
Sacuda-se com uma dose de arte no Museu Nacional de Arte de Osaka (4-2-55 Nakanoshima, Kita-ku; 81-6-6447-4680; www.nmao.go.jp), projetado pelo arquiteto César Pelli. O museu em si fica abaixo da terra, mas a estrutura de vidro e aço em sua entrada é imperdível. Uma exposição recente, "Eternity of Eternal Eternity", apresentava os hipnóticos padrões de bolinhas da artista Yayoi Kusama; uma retrospectiva de El Greco está programada para o outono.

  • Kosuke Okahara/The New York Times

    Okonomiyaki é uma mistura frita que pode incluir ovos, enguia, polvo, bacon, camarão, carne de porco, cebola verde, inhame, queijo e kimchi

Meio-dia - Um almoço como você quiser
Okonomiyaki, que pode ser traduzido como "asse o que quiser", é uma mistura frita que pode incluir ovos, enguia, polvo, bacon, camarão, carne de porco, cebola verde, inhame, queijo e kimchi. No Mizuno (1-4-15 Dotonbori, Chuo-ku; 81-6-6212-6360; mizuno-osaka.com), os clientes são presenteados com uma visão do incrível preparo desses ingredientes - enquanto são despejados numa massa, fritos em frigideira e então livremente entupidos de um molho estilo "molho inglês" e maionese. O resultado é delicioso, como se pode perceber pela fila de pessoas esperando por um lugar no balcão. Almoço para dois, 2.500 ienes.

13h30 - Escolha sua faca
Esteja você buscando montar um novo restaurante ou apenas atualizar as ferramentas em sua cozinha, o centro comercial de Doguyasuji é o lugar certo. As lojas desta estreita rua transbordam com utensílios de cozinha, de tigelas de cerâmica e panelas de bambu a grelhas profissionais de takoyaki. Na Ichimonji (14-8 Nanbasennichimae, Chuo-ku; 81-6-6633-9393; ichimonji.co.jp), admire as facas confeccionadas como espadas - e então abra a carteira para a companheira indispensável do cozinheiro: uma faca Santoku.

15h30 - Porco no parque
Após deixar Doguyasuji, visite a 551 Horai (3-6-3 Namba, Chuo-ku; 81-6-6641-0551; 551horai.co.jp), franquia famosa por seus celestiais pãezinhos de carne de porco. Há lojas espalhadas por toda a cidade, mas aqui você pode observar os funcionários moldarem agilmente os pães pregueados, que em seguida são cozidos no vapor. Leve uma caixa vermelha de delícias comestíveis (dois pãezinhos custam 320 ienes) até o jardim Namba Parks (2-10-70 Namba-naka, Naniwa-ku; 81-6-6644-7100; nambaparks.com), um parque sobre telhados em oito níveis. Desfrute seu petisco em paz, acima da agitação de Namba, em meio a flores, árvores e uma ocasional escultura.

17h30 - Vida aquática
Desça pela espiral que envolve o Osaka Aquarium Kaiyukan (1-1-10 Kaigan-dori, Minato-ku; 81-6-6576-5501; kaiyukan.com), lar de golfinhos, águas-vivas, um tubarão-baleia de 4 metros e outras criaturas do Oceano Pacífico. Então capte a vista do mar de outra perspectiva - de cima. O observatório no 55º andar da Cosmo Tower (1-14-16 Nanko-kita, Suminoe-ku; 81-6-6615-6055; actio.co.jp/platplanet) oferece deslumbrantes vistas em 360 graus do mar, além das luzes espalhadas pela área urbana de Osaka-Kobe.

19h30 - O local da carne bovina
Kobe não é o único local do Japão que vem mimando seu gado. Na verdade, um filé provavelmente mais saboroso vem da variedade massageada e criada com cerveja de Matsusaka, cerca de duas horas ao leste de Osaka. Decida por si mesmo no restaurante Matsusakagyu Yakiniku M em Hozenji Yokocho (1-1-19 Namba, Chuo-ku; 81-6-6221-2917; matsusaka-projects.com), onde o cardápio inclui uma dúzia de cortes - e detalha os atributos de cada um - que você pode degustar na grelha de mesa. O pequeno restaurante, numa viela com pavimento de pedras perto do templo Hozenji, possui um esquema de cores escarlate e marrom (com algumas portas deslizantes) que cria uma atmosfera romântica. Após o jantar, refresque-se com uma concha de sorvete de yuzu. Jantar para dois, cerca de 9.000 ienes.

21h30 - Rainhas do Kampai
Até meados da década de 1990, a lei japonesa proibia a operação de pequenas cervejarias - permitindo que as grandes empresas dominassem o mercado com cervejas insossas e aguadas. Hoje, porém, a cena japonesa de cervejas artesanais vem crescendo continuamente. Para uma caneca digna de um "Kampai!" sincero, dirija-se à Beer Belly (1-1-30 Tosabori, Nishi-ku; 81-6-6441-0717; minoh-beer.jp), um aconchegante pub produtor afiliado à microcervejaria Minoh, de Osaka. Os frutos da cervejaria, que é administrada por três irmãs, estão nas torneiras do bar - assim como seleções alternadas de outras microcervejarias japonesas. Experimente a Imperial Stout da Minoh, com forte aroma de café e chocolate amargo, ou a refrescante Weizen, cerveja de trigo com sabor de bananas amanteigadas.

  • Kosuke Okahara/The New York Times

    No ápice da roda gigante, a 106 metros de altura, as gôndolas oscilantes oferecem vistas tranquilas do novo complexo Osaka Station City e do famoso Umeda Sky Building

Domingo

10h - Macarrões
O chef David Chang e seu crescente império Momofuku podem ter popularizado o lámen no mundo, mas para muitos no Japão, a devoção ao humilde macarrão pode ser atribuída a outro Momofuku. Para uma aula de história, visite o Momofuku Ando Instant Ramen Museum (8-25 Masumi-cho, Ikeda-shi; 81-072-751-0825; nissin-noodles.com), uma divertida peregrinação para os amantes do macarrão que traz o nome do inventor do lámen instantâneo - sim, a estátua do lado de fora é dele. Misture e combine ingredientes para criar uma tigela personalizada de lámen instantâneo na My Cup Noodle Factory, ou compre uma das variedades em edições limitadas numa máquina automática na sala de degustação.

13h - Beisebol e balões
Estádio de beisebol mais famoso do Japão, o Hanshin Koshien Stadium (1-82 Koshien-cho, Nishinomiya; 81-798-49-4509; www.hanshin.co.jp/koshien/) é o lar do clube oficial de Osaka, o Hanshin Tigers. As barulhentas partidas exigem experiência (e participação) em primeira mão, especialmente quando a multidão enlouquece durante o voo de balões do sétimo tempo. Para se misturar aos dedicados torcedores, compre uma camisa na loja oficial da equipe, no oitavo andar da Hanshin Department Store (1-13-13 Umeda, Kita-ku; 81-6-6345-1201; hanshin-dept.jp/dept/english/). Se os Tigers não estiverem jogando em casa, não se desespere: o novo museu do estádio também vale a visita (entrada de 400 ienes).

Se você for
Inaugurado em 2009, o Hotel Monterey Grasmere Osaka (1-2-3 Minatomachi, Naniwa-ku; 81-6-6645-7111; www.hotelmonterey.co.jp) fica a curta distância de Dotonbori e possui acesso direto à estação Namba do metrô. Os 348 quartos oferecem acomodações simples e confortáveis, buscando evocar a atmosfera de uma casa de campo britânica. Quartos duplos a partir de 9.000 ienes (cerca de US$ 111).
Em outubro de 2010, a cidade ganhou muitos pontos em estilo com a abertura do St. Regis Osaka (3-6-12 Honmachi, Chuo-ku; 81-6-6258-3333; stregisosaka.co.jp), na zona comercial de Midosuji. Um design elegante se espalha do saguão no 12º andar ao jardim externo e aos 160 espaçosos quartos e suítes. Quartos duplos a partir de 23.000 ienes.