UOL Viagem

18/12/2009 - 15h47

Luanda inaugura primeiro hotel cinco estrelas da cidade

Luanda, 18 dez (Lusa) - O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, inaugurou nesta sexta-feira em Luanda o primeiro hotel cinco estrelas da capital angolana, propriedade da petrolífera Sonangol, integrado no complexo do Centro de Convenções de Talatona.

O edifício está localizado na zona sul de Luanda e faz parte de um projeto que integra já um centro de conferências, áreas residenciais, estando em execução o centro de exposições, a última das três fases do projeto.

Além disso, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Manuel Vicente, disse que a conclusão do projeto deverá acontecer dentro de um ano e meio.

O Hotel de Convenções de Talatona tem 201 quartos, três das quais "de luxo" e uma presidencial, garantindo "tratamento VIP diário e internet gratuita".

Este hotel dispõe ainda de três restaurantes, 12 salas de reuniões, piscina, campos de tênis, ginásio, entre outras comodidades, e vai empregar cerca de 400 pessoas.

Entretanto, o custo da obra não foi revelado.

Também hoje, o presidente angolano inaugurou duas torres, as Torres Atlântico, que vão alojar funcionários de três petrolíferas, a angolana Sonangol, a inglesa BP e a norte-americana Esso.

O empreendimento, cujo custo foi de US$ 300 milhões, é constituído por uma torre de apartamentos, com 11 pisos, e outra de escritórios, com 19, contando como serviços complementares uma cafeteria, um restaurante com 432 lugares, instalações técnicas com telecomunicações e um heliporto, ginásio e piscina.

O presidente da comissão executiva da Sonangol, Gaspar Martins, destacou a "particularidade singular" de três das maiores petrolíferas do país conviverem num espaço único, apesar de serem concorrentes.

Segundo Gaspar, esta obra representa "um salto qualitativo" no acesso ao domínio das tecnologias, que permitem explorar e produzir com mais confiança e segurança o petróleo e o gás natural existente em Angola.

Compartilhe: