UOL Viagem

10/01/2008 - 11h41

Primeiro vôo charter entre Austrália e Antártida será realizado hoje

De Sydney (Austrália)
Pela primeira vez na história, um vôo charter ligará nesta quinta-feira a Austrália e a Antártida, graças a um avião especialmente construído para aterrissar e decolar em uma pista de gelo.

O ministro australiano do Meio Ambiente, Peter Garrett, ex-líder da banda de rock Midnight Oil, será um dos 19 passageiros que percorrerão os 3.400 quilômetros que separam Hobart --capital da Tasmânia-- da estação de Casey da Antártida.

De acordo com a imprensa local, o aparelho --um Airbus A319 com dois motores-- será utilizado apenas por cientistas e analistas, motivo pelo qual a aeronave não poderá ser usada com fins turísticos.

A pista de gelo, de quatro quilômetros e escavada em uma base de 500 metros, se encontra a 65 quilômetros de distância de Casey, onde ficam a maioria dos cientistas que visitam o continente branco.

A viagem de barco entre Hobart e Casey pelo Oceano do Sul dura cerca de duas semanas. A viagem aérea permitirá a visita de muitos cientistas que até agora não faziam o trajeto pela demora, de acordo com Michael Stoddart, diretor cientista da Divisão Antártida Australiana.

A Autoridade australiana de Segurança na Aviação Civil autorizou o vôo esta semana, após comprovar que o avião conta com combustível suficiente para realizar todo o trajeto ou retornar ao ponto inicial da viagem a qualquer momento, caso seja necessário.

Compartilhe: