UOL Viagem

09/01/2008 - 17h06

Campo de concentração de Auschwitz supera recorde de visitantes em 2007

Reinhard Krause/Reuters

Visitante caminha em direção ao portão principal  do campo de concentração Auschwitz-Birkenau

Visitante caminha em direção ao portão principal do campo de concentração Auschwitz-Birkenau

O antigo campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau recebeu durante o ano passado o maior número de visitantes de sua história. Foram 1,22 milhão de turistas ao local, onde, durante a Segunda Guerra Mundial, morreram mais de um milhão de pessoas, fundamentalmente judeus. O número de visitantes de 2007 superou em 200 mil os registrados em 2006, segundo explicaram fontes de Auschwitz.

Para os responsáveis deste centro, uma das chaves deste recorde histórico de visitas está no aumento do turismo na Polônia, um destino que a cada dia desperta mais interesse na Europa, graças à proliferação dos vôos de baixo custo para este país.

A maioria destes visitantes, meio milhão, foram poloneses, enquanto 100 mil provieram do Reino Unido e outros tantos dos Estados Unidos. Só 60 mil pessoas que foram a Auschwitz em 2007 eram da vizinha Alemanha.

O campo de prisioneiros de Auschwitz-Birkenau, situado na localidade polonesa com o mesmo nome, ao sul do país, foi aberto como museu em 1947 e declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1974.

Calcula-se que os nazistas assassinaram cerca de 1,3 milhão de pessoas no local, 90% das quais eram judeus e o resto poloneses, ciganos, homossexuais e presos soviéticos.

Auschwitz é tristemente famoso pelo cartaz sobre a porta de entrada, onde é possível ler o lema em alemão "Arbeit macht Frei" ("o trabalho vos fazeis livres"), com o qual eram recebidos os confinados do campo, que funcionou entre 1940 e 1945, quando foi libertado por tropas da União Soviética.

Compartilhe: