UOL Viagem

13/09/2009 - 11h12

Trilhas da Floresta Negra são sob medida para espíritos peregrinos

De negra ela só tem o nome, que vem dos pinheiros escuros que tomam conta da paisagem. Na verdade, ela é branca no inverno, verde no verão e espetacularmente colorida no outono. Nos meses em que as estações de esqui marcam zero centímetro de neve, são os caminhantes que tomam conta da Floresta Negra.
  • © Erich Spiegelhalter/Black Forest Tourism Board

    Cores ganham a Floresta Negra, na Alemanha, durante o outono


Após reinar sete meses a fio, a neve derrete e deixa ressurgirem no meio das árvores os caminhos que fazem da região um dos destinos preferidos para os praticantes de trekking de longa distância. As três rotas mais famosas começam na cidade dourada de Pforzheim.

O Caminho do Oeste (285 km) leva à Basileia. Pelo Leste (239 km), chega-se a Schaffhausen, e o Caminho do Meio (233 km) vai até Waldshut. Somadas as trilhas mais curtas que costuram a região sudoeste da Alemanha, pode-se andar por mais de mil quilômetros dentro da Schwarzwald, seu nome em alemão.

Caminhadas de longa distância

O Caminho do Leste cruza a floresta no sentido norte-sul, e quem o percorre passa também por mais de 100 anos de história, cultura e hospitalidade. Ao todo são dez etapas, que podem ser feitas sem pausa ou com dias reservados para descanso. A etapa mais longa é de 34,1 km entre as cidades de Aichhalden e Villingen. A mais curta tem 15,1 km entre Achdorf e Stühlingen.

O Caminho do Meio percorre a margem leste da Floresta Negra e leva os trilheiros por paisagens fascinantes entre vales e montanhas. As nove etapas de caminhada são recomendadas apenas no verão, já que boa parte é percorrida sob a copa das árvores, e mesmo no verão caminhar na sombra pede um casaco.

O trecho mais curto tem 14,7 km, e o mais longo 29,9km. E se por acaso fizer calor, há dezenas de riachos para se refrescar ou relaxar um pouco. Destaque para o lago Schluchsee, que tem impressionantes 75 metros de profundidade e a beleza que se espera de um lago próximo aos Alpes.

Top trail
O Caminho do Oeste é o mais longo e também o mais célebre. Criado no ano de 1900 como a primeira trilha de longa distância da Floresta Negra, ele faz parte do ranking de melhores trilhas da Alemanha (Top Trails of Germany).

Ao todo são 12 etapas de 24 quilômetros, em média. A partir do nono dia, pode-se escolher seguir por duas rotas, leste (três quilômetros mais longa) ou oeste. Ambas terminam na Basileia, na Suíça, bem próximo à fronteira com a Alemanha e a França.

Em 2007 a Floresta Negra foi escolhida como uma das 28 finalistas para a eleição das Sete Maravilhas Naturais do planeta. A decisão final está marcada para 2011. Para saber se ela merece fazer parte desse grupo, basta escolher um caminho e ir ver com os próprios olhos. Quem a conhece, vota nela.

Autor: Francis França
Revisão: Augusto Valente