UOL Viagem

04/11/2009 - 08h43

China aprova construção de parque da Disney em Xangai

Marina Wentzel
De Hong Kong para a BBC Brasil
A prefeitura de Xangai anunciou na manhã desta quarta-feira que o governo assinou um acordo com a gigante americana da indústria de entretenimento Disney para a construção de um parque temático na cidade à margem leste do rio Huangpu.
  • BBC

    Disney já tem parque temático em Hong Kong e no Japão


O projeto estimado em US$3,5 bilhões deverá ser concluído em 2014 e será uma parceria da Disney com diversas companhias chinesas de capital estatal.

A área de cerca de dez quilômetros quadrados onde o parque será construído fica junto ao distrito de Chuansha, no subúrbio da metrópole.

As terras pertencem em parte ao governo e em parte a moradores que terão de ser removidos.

O jornal estatal China Daily estima que pelo menos cerca de quatro mil pessoas terão de deixar suas casa para dar espaço ao projeto da Disney.

"Ainda não recebemos nenhuma notificação oficial do governo sobre esse parque da Disney, mas temos falado com mais de quatro mil moradores nas últimas semanas", disse ao jornal um oficial do vilarejo.

A comunidade local espera que a avaliação para desapropriação das terras comece ainda em dezembro.

Estima-se que o preço do metro quadrado das terras que o governo oferecerá à Disney atinja o valor de dez mil yuan, isso corresponde a R$ 2.590 por metro quadrado, segundo afirmou o especialista em investimentos imobiliários Zhao Yuchuan ao China Daily.

Em um comunicado, o diretor executivo da Disney, Robert Iger, disse que a China é um país muito dinâmico, empolgante e importante e que o início desse projeto é "um significativo marco" na história da companhia.

A imprensa oficial especula que a visita do presidente americano Barack Obama à China na semana que vem tenha contribuído para a acelerar a aprovação do projeto.

Esse é o segundo parque da Disney na China e o terceiro na Ásia.

O primeiro parque chinês foi construído em Hong Kong e inaugurado em 2005.

Alem da Dineylândia de Hong Kong, há também, desde 1983, uma em Tóquio, no Japão.

Compartilhe: