UOL Viagem

11/09/2009 - 06h30

Feira de esportes e turismo de aventura traz atrações e opções de lazer em São Paulo

DÉBORA COSTA E SILVA
Da Redação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

    Pistas para test drives de mountain bike, piscina com caiaques e uma geleira vinda direto da Patagônia são algumas das atrações da Adventure Sports Fair em São Paulo

Praticar mountain biking, mergulho, andar de caiaque e esquiar em um mesmo espaço parece ser impossível. Mas a partir desta quinta-feira (10) quem estiver em São Paulo poderá realizar todas essas atividades e ainda conhecer um pouco mais sobre os destinos brasileiros de turismo de aventura na Adventure Sports Fair. Em sua 11ª edição, a feira promove atrações e traz novidades do segmento no Centro de Exposições Imigrantes até domingo (13).

Repleto de estandes, o evento é uma oportunidade para pesquisar e se inteirar sobre lugares ideais para praticar o esporte que mais interessar ao visitante. Representantes de agências de turismo que promovem viagens para destinos nacionais, como Brotas, Foz do Iguaçu e Chapada Diamantina, e internacionais, também estão presentes.

Destaque para os estandes da África do Sul, que aproveita a proximidade com a Copa de 2010 para divulgar os pontos turísticos, e da Patagônia, na Argentina, que conta com 20 toneladas de geleira em um aquário para que os visitantes possam vivenciar um pouco do trekking feito em Perito Moreno.

Com base na idéia de fazer da feira um destino de aventura, os visitantes vão encontrar um tanque com 30 mil litros de água para mergulho autônomo, pistas para test drives de veículos 4x2 e de mountain bike, uma piscina para test drive de caiaques e uma pista de esqui. Há também um espaço voltado para o público infantil, onde as crianças poderão brincar e aprender conceitos como sustentabilidade, reciclagem de lixo e preservação ambiental. Em todos os casos, há o acompanhamento de instrutores que vão auxiliar os aventureiros a testar suas habilidades.

Marcas especializadas no segmento esportivo também montaram estandes na feira para vender roupas, equipamentos e acessórios para prática de esportes e turismo de aventura. Os visitantes poderão ainda participar de palestras organizadas pela Brazilian Adventure Society e pelo Fórum Interamericano de Turismo Sustentável.

Crescimento

O momento em que o evento acontece é especial. Além de ter registrado um crescimento de 33% em 2008 e movimentado cerca de R$ 500 milhões, segundo o Ministério do Turismo, o mercado deste setor comemora a escolha do Brasil como líder para normalização de turismo de aventura no mundo.

"Este crescimento é importante também para as cidades, pois esse tipo de turismo geralmente acontece em lugares que não têm tantas atividades econômicas em desenvolvimento e o turismo acaba incentivando também a preservação da natureza e impulsiona a criação de empregos", ressalta Sérgio Franco, diretor da Adventure Sports Fair.

Outra questão que tem chamado a atenção das empresas e secretarias de turismo das cidades que investem em ecoturismo e esportes é a acessibilidade. O município paulista de Socorro (que também conta com um estande na feira) foi citado pelos organizadores e autoridades presentes como exemplo de destino que está preparado e tem infra-estrutura para receber pessoas com necessidades especiais em suas atrações.

ADVENTURE SPORTS FAIR
Quando: até 13 de setembro
Onde: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo)
Quanto: R$ 20
Horário: sexta, das 14h às 22h, sábado, das 12h às 22h e domingo, das 12h às 20h.
Site: www.adventurefair.com.br

Compartilhe: