UOL Viagem

23/07/2009 - 15h53

Carros encalhados e paisagens deslumbrantes fazem parte do 1º dia da Expedição Brasil Melhor

ANDERSON ESTAVSKI
Participante da expedição
Após um ano de espera, muito preparo e saudades, aventureiros se encontram para uma jornada de 12 dias de solidariedade, a Expedição Brasil Melhor.

Este ano a largada aconteceu na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Eram 8h em um cenário paradisíaco, os Chapadões, incrível formação de falésias nos arredores de Pipa. Muita dificuldade para o primeiro dia de viagem: foram 100 quilômetros de praia, dunas, cinco travessias de rios, cinco carros encalhados e muita diversão.
  • Poio Estavski

    Aventureiros fazem reconhecimento de área no Rio Grande do Norte


No caminho, muitas comunidades de pescadores -a região abriga várias criações de camarões. Após a travessia do segundo rio, a primeira das trilhas de areião até o rio Guaju, na divisa entre RN e PB. O visual era impressionante: na faixa paraibana há um grande parque de captação de energia eólica, dunas e uma estrada que margeia o rio até a praia.

Alguns carros só puderam sair dali guinchados. Mas o que pode parecer um problema, para os trilheiros é, na verdade, diversão garantida. A estratégia é tirar o veículo do areião, tarefa que Fábio Cunha, da equipe Clube de Estilo, abraçou. Mais a frente, outros automóveis também pararam, e dessa vez Heliomar, da equipe Curitiba, se posicionou com seu equipado carro - quase um "tanque de guerra" - para ajudar os demais aventureiros. Até algumas pessoas que passavem por ali colocaram a mão na massa e ajudaram no resgate.

Mais de uma hora de areião depois, a maré já estava quase cheia e chovia muito. Foi uma corrida contra o tempo, mas superamos o desafio. Dali, a parada na terra indígena da Aldeia Potiguara nos reservava outra surpresa: Ciro, piloto da Ruffo's, transformou-se em cacique temporário do local. Passamos o povoado indígena até nosso próximo ponto de referência e de lá partimos para Campina Grande.

Durante o trajeto foram distribuídos kits escolares e cestas básicas, além da realização de ações sociais na cidade de Areias (PB).

Amanhã, o trajeto vai de Campina Grande até o Arco Verde Pernambuco.

Compartilhe: