UOL Viagem

10/06/2009 - 17h17

Feira Nacional do Doce é realizada pela 17ª vez em Pelotas (RS)

ANDREA DALLEVO
Colaboração para UOL Viagem
Entre os dias 3 e 21 de junho acontece em Pelotas a Feira Nacional do Doce, conhecida como Fenadoce. A cidade, situada no Rio Grande do Sul a 250 km de Porto Alegre, é nacionalmente famosa por seus doces, herdados da colonização alemã e portuguesa.
  • Andrea Dallevo/UOL

    A Fenadoce acontece anualmente em Pelotas (RS), famosa por seus doces, herdados da colonização alemã e portuguesa


A feira acontece desde 1986, mas foi em 2000 que ganhou um espaço fixo no Centro Internacional de Cultura e Eventos e tornou-se anual. E não é só de doces ou gaúchos que se compõe o evento. Há também peças à venda, que vão desde roupas de lã ou couro até mesas de bilhar. Além disso, habitantes de regiões e países vizinhos expõem seus artefatos no local, aumentando ainda mais a diversidade dos produtos oferecidos. Ainda acontecem shows e apresentações em palcos montados na feira.

Pelotas teve grande importância no desenvolvimento da região, devido à produção de doces e charques, principalmente no começo do século XX. Hoje conta com muitos edifícios históricos, museus e um clássico teatro municipal - heranças da época de prosperação econômica. A cidade também tem fama por suas temperaturas extremas: muito calor no verão e frio no inverno, com temperaturas abaixo dos 0°C.

::17ª FENADOCE::
Quando: 03/06 a 21/06 (segunda a quinta, das 14h às 23h; sexta a domingo, das 10h às 23h)
Quanto: R$ 5 por pessoa (inclui um vale-doce)
Onde: Centro Internacional de Cultura e Eventos - Entroncamento da Av. Presidente João Goulart com a BR-116, Pelotas (RS)
Como chegar: De Porto Alegre, pegue a BR-116 em direção ao sul e siga por aproximadamente 230 km. Na rodoviária de Porto Alegre há ônibus que saem de meia em meia hora com destino à Pelotas. Há estacionamento no local por R$ 5.
Mais informações: www.fenadoce.com.br

Compartilhe: