UOL Viagem

29/05/2009 - 20h11

Visita ao Museu do Navio Viking, na Dinamarca, relembra as conquistas dos guerreiros escandinavos

JOÃO PEDRO PERASSOLO
Colaboração para o UOL Viagem
Uma pequena cidade no interior da Dinamarca, com ares e vida mansos, algum comércio central e casas coloridas. A 30 minutos de trem de Copenhague fica Roskilde, que seria apenas um pacato município caso não abrigasse uma das atrações mais inusitadas para quem visita o país nórdico: o Museu do Navio Viking. Sim, um espaço inteiro dedicado à história e à memória dos piratas que colonizaram as costas da Escandinávia (Suécia, Noruega e Dinamarca) e Ilhas Britânicas, entre os séculos 8 e 11 (793 - 1066).
  • Adriana Martorano/UOL

    Família experimenta o vestuário viking em reproduções de navios da época


Inaugurado em 1969, o Museu presta homenagem aos guerreiros que ali estabeleceram um entreposto comercial, há mais de mil anos, tornando Roskilde uma das cidades mais influentes para o norte europeu durante a Idade Média. Situado na vizinhança verde de Strandengen, a quinze minutos a pé da estação central, o local é dividido em três grandes partes: um pequeno porto/ilha do lado de fora, o hall, que abriga a exposição propriamente dita, e uma sala de cinema. Juntas, as áreas retratam a cultura e as habilidades náuticas de um povo que viajou para lugares tão distintos como Paris, Hamburgo e América do Norte não somente para saquear e cometer barbáries, como acabaram conhecidos, mas também para se instalarem e prosperarem comercialmente.

Logo na chegada do Museu, a vista é impressionante: no Viking Ship Hall, a parte principal, estão expostas cinco embarcações vikings originais, do século 11, retiradas do fundo do Roskilde Fjord - ou Fiorde de Roskilde, grande entrada de mar em volta de altas montanhas rochosas -, onde estavam colocadas para barrar invasores. Bastante gasta pelo tempo, a madeira envelhecida dos navios Skuldelev, amparada por aros de metal, dá uma boa idéia de como era corajoso se lançar às intempéries do mar em uma época sem tecnologia adequada. Próximo ao hall, há uma sala para o visitante ver e experimentar o vestuário viking, composto por roupas feitas de lã e linho cru, de cores vivas e brilhantes, em uma aparência mais vaidosa do que se imagina -as mulheres usavam saias e jóias de metal, por exemplo.

A visita segue por uma sala audiovisual, onde é possível acompanhar, em tela grande, a viagem do navio Sea Stallion -uma espécie de reconstrução de um navio Skuldelev, mas com de tecnologia do século 21. Com 30 metros de comprimento e 70 tripulantes, o Stallion partiu de Roskilde, no verão de 2007, e levou seis semanas até alcançar Dublin, na Irlanda, de onde retornou um ano mais tarde. Não bastasse, a reconstrução foi feita com ferramentas, materiais e até as mesmas técnicas utilizadas pelos bárbaros. Antes de continuar o passeio pelas atrações exteriores, visite com atenção a loja próxima à saída, que vende artesanato rústico, jóias e materiais de uso diário (sacos de couro, pulseiras, materiais de cozinha feitos de madeira, sabonetes, camisetas) inspirados na Era Viking.

Museum Island

Do lado de fora do Museu, na Museum Island, o visitante acompanha a construção de reproduções de barcos viking em tamanho real, utilizando métodos originais. Durante a temporada de verão (1º de maio a 30 de setembro), são realizadas viagens pelo Roskilde Fjord a bordo dos barcos. Muitos deles estão na água, disponíveis para fotos. Esta área conta também com um pequeno café e outra loja de artesanato inspirado pela cultura dos piratas.

Com 55 mil habitantes, a charmosa Roskilde, que foi capital da Dinamarca até o século 16, é ideal para passeios calmos e para andar de bicicleta em meio à natureza. Em julho, recebe um dos festivais de rock mais importantes do verão europeu, o Roskilde Festival. Completam as atrações a catedral, o pequeno museu municipal (destaque para a área dedicada ao fotógrafo Gustav Wied) e a estação de trem mais antiga do país.

SERVIÇO
Museu do Navio Viking (Viking Ship Museum / Vikingeskibsmuseet)
Vindeboder 12
4000 Roskilde - Dinamarca
Tel: +45 46 300 200
Aberto todos os dias, das 10h às 17h.
Entrada paga.
vikingeskibsmuseet.dk

Compartilhe: