UOL Viagem

13/05/2009 - 07h21

Terceira idade pode aproveitar mais de dois mil hotéis pela metade do preço

FÁBIO CALVETTI
Colaboração para UOL Viagem
Poucos sabem, mas aqueles com mais de 60 anos também possuem benefícios na hora de viajar pelo Brasil. Lançado há cerca de dois anos pelo Ministério do Turismo, o programa Viaja Mais Melhor Idade é voltado para esse público e oferece pacotes de turismo exclusivos e hotéis pela metade do preço em períodos de baixa ocupação. Neste mês, o programa lança a terceira edição do guia impresso, com todos os pacotes turísticos disponíveis e hotéis conveniados, que será distribuído nos Clubes de Melhor Idade de cada estado.

APROVEITE O VIAJA MAIS MELHOR IDADE

Veja as dicas do UOL Viagem para quem tem mais de 60 fazer turismo por um preço em conta
Portal de HospedagemO site www.portaldehospedagem.com.br possui todos os destinos e hotéis participantes. É o melhor ponto de partida para a viagem. Além de conferir todas as informações sobre os lugares ainda é possível ver o valor da diária e comparar preços. Outra opção é o guia impresso, que acaba de ser lançado (essa já é a terceira edição) e pode ser encontrado nos Clubes de Melhor Idade de cada estado.
ReservasSão feitas normalmente. Deve-se ligar ao meio de hospedagem e se certificar que o hotel está em período de baixa ocupação para marcar a data da viagem. O site Portal de Hospedagem possibilita realizar a intenção de reserva.
Compare preçosAo ligar para o hotel para fazer a reserva, tente descobrir o valor da diária comum e confronte ao preço divulgado no Portal de Hospedagem. Caso haja diferença, o turista pode entrar em contato com o Instituto Marca Brasil.
Programas especiais para terceira idadeOs pacotes do Viaja Mais são direcionados ao público maior de 60 anos, com atividades e passeios próprios para a idade. Em caso de reservar um hotel, vale perguntar antes se há cuidados especiais para idosos, programações especiais e cozinha com opções para quem realiza dietas de sal ou de açúcar.
Presente em 426 municípios e com mais de dois mil meios de hospedagem, o Viaja Mais possui destinos para todos os estados do país e inclui desde pousadas simples até resorts e spas luxuosos. Para fazer a reserva, os interessados precisam apenas ligar para o hotel conveniado e marcar a viagem para um período de baixa ocupação, deixando claro que são participantes do programa. Os destinos e os preços com desconto podem ser vistos no site www.viajamais.com.br.

A definição do período de baixa ocupação é feito pelo próprio hotel. Normalmente, são épocas em que a procura turística é baixa ou não há férias e nem feriados. Segundo Daniela Bitencourt, diretora do Instituto Marca Brasil, responsável pela gestão do programa, o público da terceira idade possui condições de viajar a qualquer época do ano, principalmente fora da alta temporada, e prefere aproveitar as cidades com tranquilidade, sem lotação.

Outra vantagem, segundo Bitencourt, é diminuir os quartos vagos dentro dos hotéis em períodos de pouca procura. "O programa foi criado para beneficiar a terceira idade, mas também o meio de hospedagem, para ter uma taxa média de ocupação e ser permanentemente competitivo", afirma a diretora.

Com oito viagens pelo programa na bagagem, o aposentado José Emiliano dos Santos, 72, mantém uma rotina de turismo constante e já se hospedou em hotéis pela metade do preço em Aracaju, Guarapari, Fortaleza, Marataízes e Salvador. "Fui duas vezes para Aracaju na época de São João, pelo Viaja Mais. Foi um espetáculo. Ficamos na orla, participei de show de artistas, da Ivete Sangalo, muito bom", diz Emiliano.

Para junho, o aposentado já planeja outra viagem, dessa vez com destino para Recife e Porto de Galinhas, ambos em Pernambuco, aproveitando a baixa ocupação do Nordeste no inverno. No entanto, ele acredita que o programa deveria valer para todas as épocas. "Por que não na alta ocupação? Facilita de um jeito, mas em compensação você não usufrui de outro. Limita muito as opções de viagem para nós da terceira idade."

Diferença no valor da diária
Apesar das vantagens, os interessados em viajar com desconto devem ter atenção ao valor da diária. A reportagem entrou em contato com dez hotéis do programa e encontrou diferenças nos preços oferecidos à terceira idade e aos outros clientes. Sete meios de hospedagem possuíam tarifas promocionais, mais baratas, para hóspedes comuns enquanto idosos só tinham desconto sobre o valor mais elevado da diária. Um dos hotéis procurados pelo UOL chegou a afirmar, equivocadamente, que o desconto era de 30%.

O Viaja Mais estabelece que todos os meios de hospedagem participantes são obrigados a declarar suas diárias no site do programa. Com base no preço, é calculado o valor com 50% de desconto. No entanto, ao procurar os hotéis, muitos possuem uma diária mais em conta para clientes abaixo dos 60 anos, a chamada "tarifa promocional".

Caso o preço seja diferente, o idoso pode entrar em contato com o Instituto Marca Brasil e tentar obter a metade do preço no valor cobrado para outros clientes. "A obrigatoriedade do hotel é dar 50% de desconto em cima do que ele publicou no Portal de Hospedagem. Quando acontece uma promoção ou o hotel está trabalhando com uma política diferente, nós entramos em contato e eles podem garantir 50% de desconto no valor promocional, mas não é obrigação do meio de hospedagem", afirma Bitencourt. Segundo a diretora do instituto, caso o hotel não cumpra com o desconto ele poderá ser até descredenciado do programa.

Mais informações:


Site - www.viajamais.com.br
Instituto Marca Brasil - tel: (51) 3330-6927

Conheça os pontos turísticos favoritos por pessoas da terceira idade, segundo as intenções de reserva no site Portal de Hospedagem

Divulgação/AgeturCaldas Novas - A cidade goiana é a favorita dos participantes do Programa Viaja Mais Melhor Idade. O local com o maior conjunto de fontes termais do mundo é procurado pelos idosos para relaxar e também ajudar no tratamento de doenças e dores. As águas que brotam do solo são ricas em compostos minerais e a ingestão e a imersão melhoram a saúde e a pele. Guia de Destinos da cidade
Juliana Doretto/Folha ImagemSerra Gaúcha - Cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves conquistam o turista mais maduro pela tranquilidade, os belos cenários e o clima de inverno. O público grisalho pode aproveitar também a gastronomia e a influência europeia na região. No inverno, melhor época para visitar à Serra Gaúcha, o público do Viaja Mais Melhor Idade pode aproveitar a baixa ocupação nos meses de maio e agosto. Guia de Destinos da região
Maristela do Valle/Folha ImagemCidades históricas de Minas Gerais - As igrejas, a culinária e as histórias do Brasil colônia envolvem o turista em Minas. Para o público da terceira idade as cidades de Ouro Preto, Sabará e Congonhas são as opções mais procuradas e podem ser visitadas a qualquer época do ano. Apenas procure informações sobre locomoção na cidade. Ouro Preto, por exemplo, fica numa região montanhosa e requer preparo dos idosos para caminhar por suas ruas inclinadas e cheias de paralelepípedos. Guia de Destinos: Ouro Preto

Compartilhe: