UOL Viagem

20/06/2008 - 18h58

Projetada por um imigrante, Chinatown de Vegas já é famosa entre os turistas chineses

BONNIE TSUI
New York times Syndicate

Laura Rauch/NYT

Restaurante da Chinatown de Vegas serve comidas regionais do país das Olimpíadas 2008

Restaurante da Chinatown de Vegas serve comidas regionais do país das Olimpíadas 2008

Mencione a Chinatown da "cidade do pecado" para a maioria dos americanos e invariavelmente ela responderá: "Las Vegas tem uma Chinatown?".

Mas pergunte a qualquer turista chinês e você descobrirá que a Chinatown de Las Vegas está no alto de suas listas de onde ir. Ônibus de turismo regularmente se afastam um quilômetro e meio da Strip para parar na Chinatown Plaza, um shopping a céu aberto inaugurado em 1994 por James Chen, um empreendedor que imaginou uma Chinatown diferente daquela que viu quando chegou a Los Angeles como imigrante, em 1971.

"Como toda a cidade de Las Vegas é projetada pelo homem, eu pensei, por que não construir uma Chinatown que atendesse às necessidades da crescente população chinesa?" disse Chen. Após alguns anos difíceis, Chinatown se tornou recentemente um destino surpreendentemente popular entre os moradores da cidade, que vêm para comer, fazer compras em seus mercados e pegar o jornal chinês, que é publicado no local.

Um arco de boas-vindas está plantado na entrada para o estacionamento; calhas e telhados típicos adornam os shoppings. As lojas incluem uma livraria chinesa, a Great Wall Books (4.255 Spring Mountain Road, 105; 702-876-8875); uma loja de ervas chinesas, T & T Ginseng (4.115 Spring Mountain Road; 702-368-3898); e uma padaria chinesa, a Diamond Bakery (4.255 Spring Mountain Road No. 110; 702-368-1886). Fazendo companhia aos moradores estão ônibus cheios de turistas chineses, que gostam de comer nos restaurantes de Chinatown e caminhar pelos calçadões.

"Todos na China sabem sobre a Chinatown daqui", disse uma mulher. "Eles vão até a Strip e então vêm para Chinatown." Quando perguntada sobre como sabem que é Chinatown, ela disse: "É o que está escrito no arco, em alfabeto chinês: Zhong gwok sing. Chinatown".

Para atender ao gosto dos visitantes, Chen assegurou que sua Chinatown contasse com restaurantes chineses autênticos com culinárias regionais chinesas. O Emperors Garden (4.215 Spring Mountain Road, 203; 702-889-6777) oferece pratos de Sichuan como pato defumado com chá e repolho aromático picante, e o Sam Woo BBQ (4.215 Spring Mountain Road, 101; 702-368-7628) oferece churrasco de pato e carne de porco pendurada em suas janelas ao estilo de Hong Kong. Chinatown Plaza também conta com outros restaurantes asiáticos, como o Mothers Grill (4.215 Spring Mountain Road, 107; 702-579-4745), uma churrascaria coreana.

Crystal Yuan, 24 anos, uma violinista que cresceu em Las Vegas, disse que Chinatown se tornou um centro social para ela e seus amigos do colégio. "Nós vínhamos muito aqui para comer e nos reunirmos", ela disse, apontando para a casa de chá e o karaokê.

"Ela não é tão independente quanto a Chinatown de San Francisco -não vai satisfazer todas as suas necessidades", disse Sue Fawn Chung, uma professora da Universidade de Nevada, em Las Vegas, que escreveu sobre o rápido crescimento da população chinesa da cidade. Mas ela disse que Chinatown agora é um destino familiar tanto para asiáticos quanto para não-asiáticos. E levou à criação de vários quarteirões adicionais de negócios pan-asiáticos ao longo da Spring Mountain Road.

De fato, uma recente excursão pelo bairro apontou evidência de mais a caminho, em um grande terreno vazio a vários quilômetros a oeste da Chinatown Plaza. Um letreiro proeminente demarcando o espaço dizia: "Koreatown!".

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: