UOL Viagem

04/05/2008 - 16h00

Na madrugada de Londres, quando atua a classe trabalhadora

JENNIFER CONLIN
New York Times Syndicate

Jonathan Player/NYT

Vendedor de flores faz anotações no mercado de Covent Garden

Vendedor de flores faz anotações no mercado de Covent Garden

Qualquer um com "jet lag" interessado em ver o lado verdadeiramente trabalhador de Londres --os tipos de homens e mulheres que ainda chamam uns aos outros de "Guv'nor' e "Luv" com verdadeiro sotaque de Eliza Doolittle-- deve ir até o New Covent Garden às 4h ou 5h da manhã, onde as únicas coisas mais peculiares do que os vendedores montando suas bancas são as inúmeras caixas coloridas de flores e hortifrutis.

Não mais próximo da Royal Opera House, onde ainda fica o Covent Garden original (mas que atualmente é dedicado ao varejo moderno, com butiques, restaurantes e lojas de novidades), o New Covent Garden ainda é a coisa verdadeira, a maior feira livre e mercado de flores do Reino Unido.

A nova feira foi inaugurada em 1974 em Vauxhall, na outra margem do rio à altura da Casas do Parlamento e da Tate Britain, e tem um aspecto mais industrial do que a praça original, que ficou famosa em "My Fair Lady". Mas o mercado de flores ainda é de tirar o fôlego, com o equivalente a dois campos de futebol de flores, plantas e diversos (fitas, vasos, prateleiras pintadas, potes de terracota e caixas de flores) situados em um depósito gigante. E apesar da maioria dos turistas não comprar os grandes vasos de begônias, gerânios, amores-perfeitos e não-me-toques, 50 tulipas frescas da Holanda por apenas 15 libras (cerca de US$ 30) poderiam dar um toque agradável ao seu quarto de hotel.

Quanto à feira de hortifrutis ao lado, este não é o local caso seu interesse esteja em pães ou nhoques caseiros, mas é possível encontrar 350 tipos de frutas, verduras e legumes, incluindo talos de brócolis, abobrinhas delicadas, cogumelos silvestres e mangas suculentas. O sentido de visitar este lugar não é comprar, mas sim checar o movimento ao amanhecer de um mercado cujos clientes geralmente são chefs, restaurantes, escolas e hotéis. Apesar de ser um grande negócio, minha encomenda de um engradado de cenouras ainda é escrita à mão em um grande livro contábil encadernado.

Caminhando pelos corredores de concreto tão cedo, é impossível não ficar com apetite. O Village Cafe do mercado, com suas mesas azuis e banquetas pretas e decorado com fotos em preto-e-branco emolduradas do Covent Garden original, é o local onde provar um café da manhã inglês completo. Por apenas 4,40 libras, ele vem com um pouco de bubble and squeak (prato feito de sobras fritas, principalmente batata e repolho), feijão, bacon, pão frito, tomates e ovos, é um bom negócio --e pode ter certeza de que os tomates são frescos.

New Covent Garden Market, Londres, SW8 5NX; (44-20) 7720-2211; www.cgma.gov.uk; aberto de segunda a sexta das 3h às 11h, aos sábados das 4h às 10h.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Divulgação

Praga


Uma vez por mês, música alta e pulsante dentro de um bonde que circula pela madrugada da cidade

Ler matéria

Yannis Kolesidis/NYT

Atenas


À noite, o Parthenon brilha como uma jóia e o monte Lycabettus sedia animados clubes e bares da capital grega

Ler matéria

Jakob Dall/NYT

Copenhague


Ao cair da noite, a cidade dá adeus ao estereótipo de certinha e permite que sua vida noturna floresça

Ler matéria

Maria Luisa Stock/UOL

Berlim


Sem restrições de público, o Clärchens Ballhaus reúne de jovens modernos a casais de meia idade na capital alemã

Ler matéria

Richard Harbus/NYT

Paris


No anoitecer da Cidade Luz, uma visita a um tradicional clube de bilhar, com direito a gin fizz e brandy

Ler matéria

Dave Yoder/NYT

Veneza


A beleza misteriosa da cidade italiana se acentua na madrugada, quando as ruas se tornam desertas e silenciosas

Ler matéria

James Hill/NYT

Moscou


Na frenética Moscou do século 21, serviços 24 horas não faltam —e livrarias ofertam cultura aos notívagos

Ler matéria

Ed Alcock/NYT

Lisboa


Na bela capital portuguesa, casas de fado mantêm a tradição reverberando música pela madrugada

Ler matéria

Steafno Buonamici/NYT

Barcelona


O mítico absinto é o drink oficial do Marsella, o bar mais antigo da badalada e notívaga metrópole espanhola

Ler matéria

Compartilhe: