UOL Viagem

09/04/2008 - 21h15

Diário de Viagem: Mochileiro vai dar a volta ao mundo e o UOL vai acompanhar

MARCEL VINCENTI
Colaboração para o UOL

Arquivo pessoal

Marcel Vincenti vai contar no UOL Viagem suas impressões

Marcel Vincenti vai contar no UOL Viagem suas impressões

Eu estava no Nepal quando conheci, pela primeira vez, pessoas realizando viagens de volta ao mundo. Eram duas amigas espanholas, funcionárias da União Européia em Bruxelas, que haviam dado um pé na burocracia estatal e tirado seu año sabático para desbravar o globo. E a liberdade, esse ente inestimável, não custava caro. Elas voavam com uma passagem de múltiplos embarques, emitida por uma aliança de companhias aéreas, cujo preço surpreendia: US$ 3.000. Modo de viagem, descobri, amplamente usado por aventureiros do Primeiro Mundo. Algo bom demais para ser real. Viver como um Marco Polo dos ares era possível.

Voltei ao Brasil e passei o último ano decidido: faria uma jornada assim. E mais: registraria, com textos e fotos, cada cidade, cada feição exótica, cada fato inesperado que cruzasse meu caminho. As filmagens e direção dos documentários ficariam a cargo do sagaz videomaker Danilo Ortiz, co-idealizador do projeto e grande parceiro de andanças.

Juntar o dinheiro necessário para tamanha empreitada, para quem não vive sob os auspícios do euro, exigiu comedimento franciscano. Fácil, porém, foi definir o espírito da viagem: roteiros tradicionais ou aventuras pelo desconhecido? Definitivamente, a segunda opção. Como destinos, foram evocados tanto o inóspito deserto da Jordânia quanto o éden marinho da Polinésia Francesa. Do Oceano Pacífico ao turbulento Oriente Médio, com paradas na Malásia, no Japão e no universo-néon de Hong Kong. O lado B da Europa tampouco ficaria de fora.

O tipo de passagem que compramos é o mesmo utilizado pelas mochileiras espanholas, mas com abrangência maior. Ele nos permitirá percorrer, durante 12 meses, 39 mil milhas. As companhias da aliança aérea dividirão entre si nossos vôos. Um esquema de cooperativa que deixou o bilhete realmente mais barato: US$ 4.100, um terço do que gastaríamos se houvéssemos comprado cada trecho da turnê separadamente.

O ano será longo e a expectativa já é enorme. Embarco no dia 9 de abril. Primeira parada: Taiti. Cada detalhe merecerá registro e as melhores histórias serão contadas mensalmente aqui, no UOL Viagem. Tudo sob a perspectiva mochileira, na qual o zelo pela aventura é sempre prioridade. A partir da última semana de abril. Parahi nana, sayonara, jumpa lagi, arrivederci, até logo!

Para saber mais sobre passagens de volta ao mundo, acesse os sites www.oneworld.com, www.skyteam.com e www.staralliance.com.

Compartilhe: