UOL Viagem

02/03/2008 - 19h35

Nova York tem passeio de fim de semana para se sentir em ilhas do Caribe

SETH KUGEL
New York Times Syndicate
"Island hopping" (saltar de ilha em ilha) no Caribe é ótimo, se você dispuser de tempo, dinheiro e bastante protetor solar. Mas existe uma alternativa mais econômica em Nova York, uma viagem a ilhas conhecidas como Five Borough Antilles (antilhas dos cinco distritos), que dura apenas um fim de semana e custa menos de US$ 20 em transporte. A viagem parte de Nova York e passa pelos portos de escala na cidade.

Noite de sexta-feira


City Island, Bronx
Uma rua principal pitoresca, maresia e vistas do Estreito de Long Island levaram algumas pessoas a compararem City Island a Cape Cod. É um exagero, mas a sensação de cidadezinha litorânea não deixa de ser incomum na cidade grande e pode ser um choque quando um carro da polícia de Nova York ou um ônibus Bx29 fizer você lembrar que ainda está na jurisdição do prefeito Bloomberg.

Na primavera e verão, multidões chegam à procura de frutos do mar fritos e do clima festivo (os moradores locais acham festivo demais). Os restaurantes variam do Johnny's Reef, com mesas ao ar livre, vista do estreito, ostras fritas e cerveja, em uma extremidade da ilha, ao Le Refuge Inn, um restaurante francês (e pensão) próximo da outra extremidade. Também há galerias de arte, cafés e antiquários.

Manhã de Sábado


Randalls Island, Manhattan
É possível ir de carro ou de ônibus para lá, mas também há várias opções a pé, incluindo um semiperturbador, semifascinante, passeio pela calçada da Ponte Triborough. A passarela da Rua 103 é mais agradável. Ela só abre depois de abril, mas é melhor esperar até lá, já que no momento todo o local é um grande canteiro de obras, com espaços sendo reformados, campos sendo instalados, até mesmo um lago de sal sendo criado. O centro de golfe, com área de aquecimento, golfe miniatura e "batting cage", está aberto e, a partir de meados de março, você poderá acompanhar eventos de campo (de ginasiais a profissionais) no Icahn Stadium.

Tarde de sábado


Governors Island, Manhattan
Os séculos de história militar da ilha, acessível pela balsa que sai de Battery Park, já acabaram e grande parte dela em breve se transformará em um parque de 36 hectares, cujo projeto (anunciado em dezembro) inclui um lago de sal, um anfiteatro, colinas com vista de Manhattan e até mesmo bicicletas gratuitas para os visitantes. Mas isso ainda demorará: por ora, a temporada regular de verão em Governors Island, que começará em 31 de maio, contará com apresentações de música e arte aos sábados, perfeitas para piqueniques.

Manhã de Domingo


Broad Channel, Queens
Parte desta ilha abriga o centro de visitantes do Refúgio da Vida Selvagem de Jamaica Bay, onde guardas florestais gentis guiarão você por uma trilha fácil de 2,5 quilômetros, popular entre observadores de pássaros e para aqueles que gostam de trilhas fáceis. Mas você também deve visitar a comunidade operária de 3 mil pessoas no outro extremo da ilha, no que, há um século, era um resort de verão dos nova-iorquinos. Ela tem um traço de City Island, com uma rua principal, iates clubes pitorescos e residências privadas -algumas em palafitas. Também há canais, que já levaram alguns a chamá-la -um tanto exageradamente- de Veneza de Nova York.

Um bom lugar para começar é a minúscula subsidiária local da Biblioteca Pública de Queens, que possui um punhado de volumes compilados pela Broad Channel Historical Society; meia hora folheando fotos antigas e clipping de jornais amarelados lhe dão uma idéia real da pequena comunidade que está prestes a explorar.

Não há muitas opções de alimentação: o Bayview Bar and Grill fica na água e é possível comprar um sanduíche de bagel no Bay Gull Store ou uma fatia de pizza na menos náutica Tommy's Pizza. Mas independente de onde venha a comer, você deve visitar o Grassy Point Bar and Grill, que há muito tempo --em um prédio que foi destruído em um incêndio-- era um hotel resort; agora é um bar cuja cozinha abre aos domingos com hambúrgueres, massas e filés. Mas o motivo para visitar é uma das maiores coleções de nostalgia existentes, de antigas fotos de Broad Channel e propagandas de Coca-Cola a 5 centavos a um boneco Howard Johnson Mets ainda na embalagem.

Tarde de Domingo


Roosevelt Island, Manhattan
Este trecho de terra de 2,5 quilômetros no meio do Rio Leste já foi lar de pouco mais que prisões e hospitais, mas agora conta com uma agitada comunidade de classe média de cerca de 10 mil habitantes. Ela está muito longe de ser tão pitoresca quanto City Island ou Broad Channel, mas as vistas de Manhattan (e a proximidade) compensa. É possível olhar para elas -e fazer piquenique- dos bancos ao longo do rio, ou passar pelos observadores fazendo piquenique enquanto circula pela ilha por uma ciclovia. Há uma grande atração: as ruínas do Smallpox Hospital que apareceram em "Homem-Aranha" e que ocasionalmente empolgam os motoristas do outro lado do rio. Não é possível entrar, mas mesmo se pudesse não seria recomendável, pois parte dele desmoronou em janeiro.

Mas é a viagem até Roosevelt Island que é o mais divertido. O pequeno bondinho vermelho, o mais próximo que Nova York tem de um teleférico, parte de uma estação colorida na Rua 60 com Segunda Avenida e que transporta você sobre o rio pelo preço de uma passagem de metrô. Leve binóculos para aproveitar a bela vista da cidade do alto: veja o trânsito na Primeira Avenida, uma aula de aeróbica em uma academia a poucas quadras dali. E, especialmente se você voltar para Manhattan depois que escurecer, espie pelas janelas de centenas de apartamentos sem cortinas.

City Island

Para chegar lá: Tome o trem 6 até Pelham Bay Park, depois o ônibus Bx29 (ou um táxi) até City Island.

Johnny's Reef, City Island Avenue, 2; (718) 885-2090. Fechado até 28 de fevereiro.

Le Refuge Inn, City Island Avenue, 586; (718) 885-2478; www.lerefugeinn.com.

Randalls Island

Para chegar lá: Pegue o trem 4, 5 ou 6 até a Rua 125, depois o ônibus M35, ou caminhe pela área de pedestre da Ponte Triborough, na Segunda Avenida com Rua 126, ou do Queens e Bronx (o ano todo) ou pegue a Passarela da Rua 103 com a FDR Drive.

Governors Island

Para chegar lá: Tome a balsa no Battery Maritime Building (vizinho do terminal da Staten Island Ferry). Fechada até 31 de maio.

Broad Channel

Para chegar lá: Tome o trem A até Broad Channel.

Biblioteca Pública do Queens, Cross Bay Boulevard, 16-26; (718) 318-4943; www.queenslibrary.org.

Bayview Restaurant and Lounge, Van Brunt Road, 25; (718) 634-4555; www.bcbayview.com.

Grassy Point Bar and Grill, Cross Bay Boulevard, 18-02; (718) 474-1688.

Roosevelt Island

Para chegar lá: Tome o trem na Segunda Avenida com Rua 60 ou o trem F até Roosevelt Island.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: