UOL Viagem

11/01/2008 - 14h28

36 Horas em Cingapura - Limpa, eficiente e bem cuidada, ela também sabe se soltar

JOSHUA KURLANTZICK
New York Times Syndicate
NYT
East Coast Lagoon Food Village, que tem mais de 50 bancas de comida de rua
FOTOS DE CINGAPURA
Cingapura pode ser limpa, eficiente e bem cuidada, mas a próspera ilha-Estado também sabe como se soltar. Em uma série de bares ao ar livre próximos da principal área comercial, jovens cingapurianos com cabelos desgrenhados com estilo viram martinis até a madrugada. Um terapeuta sexual que se intitulou "Dr. Love" se tornou uma das maiores celebridades da cidade. E o Ministry of Sound, o famoso clube noturno britânico de música house, abriu uma filial por ali que agita com DJs locais. Isto não quer dizer que Cingapura tenha saído dos trilhos. Apenas caminhe por suas ruas decoradas por buganvílias, onde a ordem ainda é mantida por avisos da Grande Babá, como um que recentemente dizia: "Baixa Criminalidade Não Significa Ausência de Crime - Mantenha-se Vigilante".

Sexta-feira


15h - Orquidário
Experimente o lado cultivado de Cingapura no Jardim Botânico de Cingapura (Cluny Road, 1; 65-6471-7361; www.sbg.org.sg), um amplo parque de 63 hectares onde você verá uma mistura de chineses, indianos e malasianos praticando artes marciais, fazendo ioga e flertando. Fundado em 1859, os jardins paisagísticos são pontilhados por belvederes vitorianos complexos, uma microfloresta tropical e uma deslumbrante coleção de orquídeas -da híbrida rosa-flamingo Vanda Miss Joaquim (a flor nacional de Cingapura) a variedades batizadas em homenagem a visitantes VIPs, como Margaret Thatcher.

18h - Terapia de cerveja
O Sudeste Asiático não é conhecido pela cerveja, mas isto está começando a mudar. Connoisseurs de cerveja abriram recentemente a Archipelago Brewery (79 Circular Road; 65-6861-6200; www.archipelagobrewery.com), uma microcervejaria que ressuscitou uma cervejaria cingapuriana fundada originalmente em 1931. A Archipelago mistura as pilsens e ales comuns com cervejas de sabores locais, como citronela, tamarindo, anis estrelado e sinforina, um ingrediente tradicional da medicina chinesa.

20h - Chefs de calçada
Cingapura tem sua cota de restaurantes finos, mas os cidadãos locais loucos por comida babam por centros de vendedores ambulantes, praças de alimentação ao ar livre onde bancas servem um prato e os cozinheiros gritam suas especialidades como vendedores de estádios. Um dos mais populares, o East Coast Lagoon Food Village (East Coast Parkway, 1220), fica em um parque tropical na praia. Com mais de 50 bancas, o Village oferece de tudo, de camarão-tigre grelhado e satay indonésio a bebidas feitas de grass jelly (bebida gelatinosa) e aloe vera. Um jantar para um custa cerca de 10 dólares de Cingapura, ou US$ 6,80 com o dólar americano valendo 1,47 dólar de Cingapura. Para um ambiente mais tranqüilo, mais limpo, experimente o apropriadamente batizado Makansutra Gluttons Bay (Esplanade Mall; 65-6336-7025; www.makansutra.com), perto do complexo de artes Esplanade.

22h - The Hills
Encerre a noite com estilo. Evite a área de vida noturna de Boat Quay, a menos que queira se encontrar com centenas de turistas europeus bronzeados e bêbados. Em vez disso, siga para Emerald Hill, uma área elegante com um punhado de pubs badalados, e beba martinis no Alley Bar (Emerald Hill Road, 2; 65-6738-8818), um lounge freqüentado por aspirantes a modelos.

NYT
Bairro Árabe, onde encontram-se cafés islâmicos abertos até a madrugada

Sábado


7h - Lado selvagem
Os arranha-céus no centro de Cingapura ajudam a esquecer que parques cobrem grande parte da ilha. Mas, nos últimos anos, os cingapurianos ficaram loucos por esportes de aventura. Acorde antes da temperatura subir demais e siga para a Reserva Natural Bukit Timah (Hindhede Drive, 177; 65-6468-5736; www.nparks.gov.sg/nature--bukit.asp), uma floresta tropical de 160 hectares que abriga macacos cynomolgus e cerca de 500 outras espécies animais. Trilhas para ciclismo e caminhadas serpenteiam pela mata, repletas de vinhas e samambaias gigantes. Fique atento aos lêmures voadores: as criaturas do tamanho de um gambá passam planando no alto, entre imensas árvores da espécie jelutong.

Meio-dia - Arte impressionante
Na última década, a rica Cingapura se tornou um eixo regional para arte contemporânea, atraindo pintores e escultores da China, Vietnã, Mianmar e Tailândia. Para um vislumbre da cena de arte em expansão, visite o MICA Building (Hill Street, 140; www.mica.gov.sg), uma galeria colorida em uma antiga delegacia de polícia, agora administrada pelo Ministério da Informação, Comunicações e Artes. No prédio, a galeria Soobin Art International (65-6837-2777; www.soobinart.com.sg) expõe artistas chineses inovadores como Luo Jie, conhecido por suas charges políticas afiadas.

14h - Deseja cozinhar?
Muito antes de Jean-Georges, os chefs de Cingapura criaram os pratos fusion supremos, uma mistura de influências chinesas, indianas e malasianas que resultou em pratos únicos, mesmo que nem sempre bonitos, como siri com molho chili e curry de cabeça de peixe. Muitos destes pratos são criados em uma única panela wok e são muito mais fáceis de dominar do que, digamos, a culinária francesa clássica. A Shermay's Cooking School (Block 43 Jalan Merah Saga, 03-64 Holland Village; 65-6479-8442; www.shermay.com) foi criada por Shermay Lee, que escreveu o livro definitivo sobre a culinária nyonya, que casa a cozinha chinesa e malasiana. Os cursos, que duram cerca de três horas, custam a partir de 109 dólares de Cingapura.

17h - Compras extremas
Comprar é um esporte nacional e o principal endereço, a Orchard Road, lembra a área próxima do palco em uma pista de show, lotada de turistas nos fins de semana; um grupo de excursão me nocauteou enquanto corriam, como presos fugitivos, na direção de uma loja de material esportivo. (É possível evitar as multidões chegando cedo, porém você perderá a ação.) Ou troque a Orchard pelas butiques de luxo em Holland Village, um subúrbio de quintas e ruas arborizadas que atrai estrangeiros e fashionistas locais. A Galerie Cho Lon (01-76 43 Jalan Merah, Saga; 65-6473-7922), uma butique perfeitamente desordenada, possui cadeiras chinesas clássicas e telas, móveis de madeira antigos e livros sobre história e arte asiáticas.

20h - Jantando com arte
O Museu Nacional de Cingapura (Stamford Road, 93; 65-6332-2659; www.nationalmuseum.sg) fica situado em um prédio em estilo neoclássico de 1887, mas não é apenas para os fãs de arte. À noite, a alta rotunda de mármore se torna o restaurante da moda Novus (65-6336-8770; www.novus.sg). Ele serve a cozinha européia moderna com toques asiáticos, como pato com cinco temperos e marmelo (34 dólares). Se você chegar antes de sua reserva (altamente recomendada), vá até o bar próximo, o Muse, e entre em contato com a alta sociedade, que foi vista comparando seus celulares banhados em prata em uma recente visita.

Meia-noite - Cantina étnica
Apesar de muitos bairros étnicos terem perdido sua autenticidade (Little India parece um set de filmagem), o Bairro Árabe permanece encardido, lotado e real. Caminhe pela Bussorah Street, a principal rua comercial, onde encontrará cafés islâmicos abertos até a madrugada. A maioria atrai uma clientela diversa de cingapurianos, libaneses, marroquinos e indonésios, que vêm fumar narguilé, saborear azeitonas, pães árabes e outros petiscos, ocasionalmente assistindo dançarinas do ventre locais.

Domingo


Meio-dia - Café e cabala
Pegue um táxi até Chinatown, onde jovens empreendedores destruíram o interior de antigas lojas clássicas chinesas pintadas de rosa e roxo e as transformaram em uma área de novos cafés ao estilo new age. O Whatever (Keong Saik Road, 20; 65-6224-0300; www.whatever.com.sg) é um café que serve saladas e sopas orgânicas e um café diferente (10 dólares de Cingapura pelo café da manhã), juntamente com ioga, reiki e livros de cabala suficientes para agradar Madonna.

NYT
Um mergulho na ilha resort Sentosa
14h - Ilha spa
Para uma rápida escapulida, Sentosa é uma ilha resort do outro lado de uma ponte elevada, ou a oito minutos pelo novo monotrilho Sentosa Expressa (www.sentosa.com.sg). O resort está sendo desenvolvido com dois novos cassinos, mas por ora é possível caminhar pelo cenário rico em verde e pelos pequenos parques temáticos ao estilo Disney. Caso se canse, pare na tranqüila praia Tanjong. Ou siga para uma massagem no Spa Botanica de Sentosa (65-6371-1318; www.spabotanica.com), um palácio de prazer situado dentro de jardins tropicais e completo com banho de lama vulcânica ao ar livre. Noventa minutos de banho de vapor e massagem custam 170 dólares de Cingapura.

Informações básicas
Para decoração da era colonial e mimo exaustivo, experimente o Raffles (Beach Road, 1; 65-6337-1886; www.singapore-raffles.raffles.com). Inaugurado em 1887, o hotel foi meticulosamente reformado e possui atendentes indianos em jaquetas brancas com franjas douradas. As diárias custam a partir de 1.000 dólares de Cingapura, cerca de US$ 680 com o dólar americano valendo 1,47 dólar de Cingapura.

Cingapura está repleta de hotéis butique. O New Majestic Hotel (Bukit Pasoh Road, 31-37; 65-6511-4700; www.newmajestichotel.com) alistou artistas locais contemporâneos para desenhar cada quarto, incluindo um com paredes cobertas de espelho. Diárias a partir de 300 dólares de Cingapura.

O Royal Peacock (Keong Saik Road, 55; 65-6223-3522; www.royalpeacockhotel.com), em uma antiga loja chinesa adaptada, oferece quartos bem projetados a partir de 135 dólares de Cingapura.

Para grandes descontos em hotéis, experimente http://www.asiarooms.com, apesar da necessidade de pagar pelo quarto antecipadamente.

Para listagens de eventos, cheque a Time Out Singapore (www.timeout.com/sg/en/), I-S (www.is-weekend.com), uma revista local gratuita, ou o The Straits Times (www.straitstimes.com), o principal jornal de língua inglesa.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Compartilhe: