UOL Viagem

18/06/2007 - 22h57

Turismo cultural: Festivais de inverno oferecem ampla programação de atrações este ano

Da Redação

Fernando Donasci/Folha Imagem

Turistas na praça Capivari no Festival Internacional de Inverno, em 2006, em Campos do Jordão

Turistas na praça Capivari no Festival Internacional de Inverno, em 2006, em Campos do Jordão

Para quem gosta de fazer turismo cultural, os festivais de inverno deste ano oferecem uma ampla programação de shows, exposições, seminários, oficinas e espetáculos de teatro e dança. O UOL Viagem selecionou opções de pacotes, entre 28 consultas a agências de turismo de todo o país.

Os "antenados" no que acontece culturalmente no país e no mundo --ou apenas curiosos no assunto-- poderão ver, por exemplo, a apresentação do famoso bailarino Mikail Barishnikov, na Hell´s Kitchen Dance, sua atual companhia de dança, no dia 18 de julho, durante o Festival de Dança de Joinville (SC).

Já no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, haverá shows dos Beastie Boys, Chemical Brothers, Wilco, Placebo, Norah Jones, Pet Shop Boys, Van Morrison, Seal, Maria Bethânia, entre outras atrações.

Se a idéia for participar do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (MG), tocarão no eventos o grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, BNegão e Teatro Mágico. O festival também reunirá 68 oficinas, exposições de artes plásticas e consagradas montagens teatrais, como o solo "Primeiro Amor", no dia 14 de julho, em Ouro Preto. A peça rendeu o Prêmio Shell 2006 - SP de melhor ator para Marat Descartes.

Em Campos do Jordão (SP), entre os dias 7 e 29 de julho, acontece a 38ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. As apresentações serão realizadas em seis espaços da estância turística, que fica a 167 km de São Paulo. A programação deste ano recebe figuras como a soprano Dame Kiri Te Kanawa, as pianistas Maria João Pires, Cristina Ortiz e Sônia Rubinsky, o Trio Eroica, a trompetista Alison Balsom, a violonista Sharon Isbin, as sopranos Rosana Lamosa e Gabriela Geluda, além de Jocy de Oliveira, que será a compositora residente deste ano, entre outras.

Na Flip (Festa Literária Internacional de Parati - RJ), que ocorrerá entre 4 e 8 de julho --e este ano homenageará Nelson Rodrigues, os dois maiores destaques vêm da África do Sul e ganharam o Prêmio Nobel --Nadine Gordimer e J.M. Coetzee. Outros 16 escritores estrangeiros também estarão presentes, como Ahdaf Soueif, Amós Oz, Mia Couto, Ishmael Beah, Robert Fisk, Lawrence Wright, Dennis Lehane, Jim Dodge, Kiran Desai, Guillermo Arriaga, Cesar Aira, Rodrigo Fresán, Alan Pauls, William Boyd, Will Self e Ignácio Padilla. Entre os autores nacionais, a Flip contará com Silviano Santiago, Antônio Torres, Ruy Castro, Fernando Morais, Paulo César Araújo, Chacal, Paulo Lins, Veronica Stigger e Mário Bortolotto.

Em Gramado (RS), o destaque vai para o Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 12 a 18 de agosto. A programação do vento ainda não foi divulgada.
Mais
Conheça pacotes para festivais de inverno no Brasil e na Suíça

Compartilhe: