UOL Viagem

27/09/2006 - 19h31

Paraíso intocado no sul da Nicarágua, Popoyo é destino para surfistas

José Garcez
COLABORAÇÃO PARA O UOL

Anderson Estavski

Rancho de pescadores em Popoyo

Rancho de pescadores em Popoyo

A expedição da Mexicom Brasil saiu de Chinandega em direção ao sul da Nicarágua para Popoyo, praia intitulada de "paradisíaca" pelos aventureiros. Sabendo que o lugar reserva boas ondas para os surfistas, os viajantes pegaram a rodovia Panamericana, que cruza o país. A Nicarágua não possui uma estrada que contorne o seu litoral, e, por essa razão, ainda há uma infinidade de praias quase intocadas.

Para chegar ao local, é preciso passar por uma estrada de terra com pouco mais de 30 quilômetros, atravessar rios, que na época das chuvas ficam quase intransponíveis, e muitas matas selvagens.

Segundo os participantes da expedição, Popoyo "guarda um aspecto de paraíso perdido, esquecido no tempo... Mas o turismo está ameaçado por conta da crescente especulação imobiliária no país". O vilarejo tem apenas uma rua de terra onde se concentram poucas pousadas e um único restaurante.

Cercada por um rio de águas cristalinas, a praia é composta por areias vulcânicas, e a cor do mar varia entre verde esmeralda e azul. Os viajantes contam que na costa de Popoyo há um paredão de pedras que, durante a maré baixa, acumula água nas irregularidades do solo, formando pequenos espelhos d'água. "No pôr do sol, eles refletem a cor do céu. Há também uma pequena enseada de areias rosadas".

Para quem pretende surfar, Popoyo tem ondas tubulares de qualidade que quebram sobre uma rasa bancada de pedras vulcânicas e areia por quase toda a extensão da praia. "Pela proximidade com o Lago Nicarágua, o vento sopra terral o dia inteiro deixando as ondas com uma formação irretocável a qualquer hora do dia, durante praticamente o ano todo", dizem.

Compartilhe: