UOL Viagem

26/09/2006 - 20h40

Primeiro episódio do Discovery Atlas desvendará a China

Da Redação

Divulgação

Monges praticando Kung Fu no templo Fawang, na China

Monges praticando Kung Fu no templo Fawang, na China

Com o objetivo de desvendar 30 países de todo o mundo por meio de histórias dos seus habitantes, o canal de TV a cabo Discovery Channel lança no próximo domingo (01/10), às 20h, a série "Discovery Atlas", cujo primeiro episódio exibirá os aspectos da cultura, geografia, política e economia chinesa.

Com base nas contradições existentes entre os rituais da tradição milenar e a explosão da modernidade num país com mais de 1,3 bilhões de pessoas, a narrativa terá como protagonistas tanto agricultores de arroz que cultivam as terras dos seus ancestrais há 18 séculos, quanto um magnata responsável pelo desenvolvimento de Xangai. Monges budistas, alunos de kung fu, universitários, policiais e uma promissora ginasta de 12 anos revelarão as suas histórias de vida, desejos e frustrações. O programa também mostrará dramas sociais do país - cenas inéditas foram gravadas num centro de reabilitação de heroína de Gansu.

Filmada em alta definição e com técnicas de fotografia de última geração, a produção continua até 2011 e será exibida em mais de 170 países e territórios. Em outubro, além da China, haverá capítulos sobre a Austrália e a Itália, todos com duas horas de duração cada.

O segundo episódio estréia no dia 8 e tratará dos contrastes da Austrália - nação historicamente nova e desenvolvida que conserva uma das populações indígenas mais antigas do mundo. O Discovery Atlas abordará as peculiaridades do inóspito deserto australiano às terras fertéis do litoral. Neste capítulo, o público poderá descobrir o contexto local por meio de relatos de artistas aborígenes, de uma surfista-modelo, de um peão de fazenda, de um astrônomo, de um motorista de caminhão, entre outros personagens da vida real. Algumas fotos deste capítulo já estão disponíveis no UOL Viagem

Em 15 de outubro, a Itália será apresentada pelo enfoque do amor à terra, às origens e pelo estilo do seu povo. Entre os contadores, destacam-se o jóquei da corrida de cavalos mais veloz do mundo, um ex-pescador recordista de mergulho livre na Sicília, um arqueólogo de campo de batalha, um gondoleiro veneziano e a família Missoni, que atua no mundo da moda. O álbum de fotos deste capítulo está online.

Ano que vem, a assessoria de imprensa do Discovery Atlas anunciou que a Discovery Chanel produzirá episódios sobre o Brasil, México, África do Sul, França, Índia, Rússia e Egito.

Programação especial

Para saber mais sobre os países apresentados na série Discovery Atlas, é possível sintonizar no canal de TV a cabo Discovery Travel & Living. De 2 a 6 de outubro, às 20h e à meia-noite, haverá uma série de produções sobre a China .

De 9 a 13 de outubro, é a vez da Austrália, no mesmo horário. No período de 16 a 20 do mesmo mês, será exibido um especial de programação sobre a Itália.

Os três primeiros episódios também serão reprisados pelo canal Discovery Travel & Living em 6, 13 e 20 de outubro, respectivamente, às 20h e à meia-noite.

Compartilhe: