UOL Viagem

30/06/2006 - 14h34

Mexicom Brasil: A cidade zapatista de San Cristóbal de Las Casas

JOSÉ GARCEZ
Colaboração para o UOL

Anderson Estavski

Vendedora em mercado de doces de San Cristóbal

Vendedora em mercado de doces de San Cristóbal

Localizada no centro do estado de Chiapas, do qual já foi capital, a cidade é o berço de movimentos políticos importantes como o movimento zapatista em 1994. Liderados pelo subcomandante Marcos, que lutava para melhorar as condições miseráveis que os índios viviam, os zapatistas tinham por objetivo tirar a elite local do poder e das terras.

Por conta do movimento, ainda hoje há muitos policiais fortemente armados com fuzis e metralhadoras circulando pela cidade, demostrando o medo das autoridades que o caldeirão em que se encontra a região volte a ferver novamente.

Com ruas charmosas e casas coloridas, igrejas e praças, onde a arquitetura colonial está muito preservada, uma vida noturna agitada com bares e restaurantes, rico artesanato, tradição culinária e boa infra estrutura para o turismo, San Cristóbal de Las Casas esconde um conflito presente em praticamente todo estado de Chiapas, entre os que querem o turismo e os que são contra por uma ideologia anti-globalização.

Esta situação é também fácil de ser observada em alguns povoados como o vizinho San Juan Chamula, onde é proibido fotografar rituais indígenas, pois estes não querem que suas imagens sejam vendidas, demostrando assim uma atitude essecialmente política.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: