UOL Viagem

14/06/2006 - 23h41

Mexicom Brasil: Teotihuacan, no México

Da Redação

Anderson Estavski

Índia vendedora na avenida de los Muertos em Teotihuacan, no México

Índia vendedora na avenida de los Muertos em Teotihuacan, no México

A primeira parada do grupo foi nas ruínas de Teotihuacan, cidade maia fundada aproximadamente 150 anos depois de Cristo e localizada a 50 km ao norte da Cidade do México. Famoso pelas suas pirâmides, o sítio arqueológico ocupa uma área total de 20 km² e é cortado por uma avenida com 2,5 km de extensão, a avenida de los Muertos.

Repleta de templos, palácios e ruas, a antiga cidade chegou, nos seus tempos áureos, a ter uma população de 125 mil habitantes e entrou em decadência por volta do ano 600 da era cristã. Entre as suas principais edificações estão a pirâmide da Lua e a do Sol. Esta última, com seus 65 metros de altura, é a terceira maior do mundo.

No outro extremo da avenida de Los Muertos encontra-se a Cidadela, um conjunto arquitetônico que, acredita-se, teria sido o centro do governo da cidade. Delimitado por um quadrado elevado do nível do solo, com 400 m de largura em cada lado, o local é cheio de escadas eqüidistantes e é lá que está também uma das construções mais famosas do sítio arqueológico: o palácio de Quetzalpapalotl. Erguido no ano 200, o palácio é adornado por uma série de murais em baixo relevo que representam em sua maioria a figura mítica de uma serpente emplumada.

Descoberta somente em 1864, Teotihuacan é visitada anualmente por milhares de turistas, muitos dos quais em busca das energias místicas que acreditam existir no lugar. O sítio funciona das 7h às 18h. Mais informações no diário da equipe.

Veja também:

Mexicom Brasil: Uma aventura 4 X 4 pela América Latina

México - Teotihuacan

México - A Cidade do México

México - Coyancan

México - San Cristóbal de Las Casas

México - O Cañon del Sumidero

México - San Juan Chamula

México - Palenque

México - Tulum

México - Holbox

México - Xcaret

México - Playa Del Carmen

México - Cozumel

México - Mérida

México - La Ticla

México - Nexpa

Guatemala - Xela

Guatemala - San Marco La Laguna

Guatemala - Antigua

El Salvador - Sunzal e La Libertad

Compartilhe: