UOL Viagem

22/03/2006 - 16h51

O Circuito das Águas Paulista na Serra da Mantiqueira

Da Redação

Divulgação

O pesqueiro Berro D'Águaem Jaguariúna

O pesqueiro Berro D'Água
em Jaguariúna

Situada parcialmente no nordeste do Estado de São Paulo, a Serra da Mantiqueira, que, em tupi (mann tiqueira) significa "águas que vertem", abriga várias fontes de água mineral. Graças a essa característica, oito cidades da região têm a água como principal atrativo turístico e formam, assim, o Circuito das Águas Paulista: Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Há décadas, as cidades do Circuito são famosas por receber turistas interessados em banhar-se em suas águas e bebê-las. As fontes naturais dessas cidades vertem águas com propriedades minerais terapêuticas, como a água bicarbonatada, a água iodada, a água radioativa e a oligomineral, entre outras.

A mais famosa do roteiro é a cidade de Águas de Lindóia, conhecida por suas termas e pelos efeitos medicinais de suas águas, descobertos em 1916 pelo médico italiano Dr. Francisco Tozzi. Hoje, é procurada por turistas do mundo inteiro, que vêm se tratar e freqüentam seu Balneário Municipal para desfrutar de banhos de imersão. Além dos programas termais, vale conhecer as cercanias da cidade e o o Morro Pelado, de onde se pode avistar toda a Serra -inclusive a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, o Pico Selado, em Monte Verde (MG), a Pedra Grande, em Atibaia, e o Pico do Jaraguá, em São Paulo.

A poucos quilômetros de Águas de Lindóia, localiza-se Lindóia, responsável por 40% da produção de água mineral do país. Lá, é possível visitar a Mineradora Fonte São Jorge e acompanhar todo o processo de engarrafamento da água mineral. Outro passeio temático é o Museu Centro da Memória, onde pode-se conhecer a história da água mineral e ver documentos curiosos como o certificado de compra da água que o homem levou à Lua e uma das garrafas que acompanharam a expedição da Apollo 13. Na cidade, também é possível acompanhar a fabricação da "água que passarinho não bebe", a cachaça, no engenho Cavalo de Tróia.

Mais adiante fica Serra Negra, também conhecida por suas fontes naturais, distribuídas por toda a cidade. Caminhando pela cidade é possível, literalmente, beber água da fonte. As fontes de Brunhara, Santo Agostinho, Santa Luzia, São Luiz e Nossa Senhora de Lourdes são as mais visitadas. A Fonte Santo Agostinho, por exemplo, tem água bicarbonatada, recomendada para pessoas com problemas gastrointestinais, hepatite e doenças renais. Uma ida ao Alto da Serra, com 1.310 metros de altitude, é sem dúvida um passeio imperdível. De lá, se avista mais de 10 cidades da região e boa parte da região.

Ao leste de Serra Negra, encontra-se Socorro, famosa por seus esportes radicais, muitos deles praticados no Rio do Peixe, que corta a cidade. Essa estância hidromineral possui um balneário bem estruturado, apto a atender não só aos turistas que buscam os benefícios da terapia da água, como também àqueles que procuram só relaxar nas águas termais. No balneário, é possível realizar, além de banhos de imersão com diversos sais, hidromassagem, limpeza de pele e massagens.

Na tranqüila Monte Alegre do Sul, a Cachoeira do Falcão é uma das atrações para quem gosta de estar em contato com a natureza. Há, ainda, a Fonte Girardelli e o balneário, em estilo neocolonial, recentemente reformado, que proporciona diversos tratamentos hidroterápicos. Próximo ao balneário, a Fonte Bom Jesus tem propriedades medicinais, e sua água é indicada para diversos tratamentos. Mais afastada do centro, fica a Fonte da Índia.

Entre as cidades de Amparo e Pedreira, na reserva ecológica Mundão das Trilhas, é possível navegar em trechos do rio Camanducaia e conhecer as antigas trincheiras da Revolução de 32. Em Amparo, vale um passeio com guia pelo centro da cidade para conhecer a história das suas construções antigas, como as da 15 de novembro, principal rua da cidade, onde ficavam a sede do partido comunista e as casas de Prestes Maia (ex-prefeito de São Paulo) e Bernardino de Campos.

A oeste, fica Jaguariúna. A cidade é o destino da viagem de maria-fumaça - que começa em Campinas - que lembra os tempos dos barões e dos grandes cafezais. A pesca é o principal atrativo da cidade, que possui diversos pontos para a prática, formados por lagos de minas naturais. Outro programa indicado é uma passeio por algum dos ranchos próximos, onde é possível andar a cavalo e experimentar quitutes da culinária caipira.

Confira o serviço com indicações de hospedagem e atrações turísticas.

Saiba como chegar consultando o mapa abaixo:

Mapa das Águas

Compartilhe: