UOL Viagem

07/02/2006 - 16h12

Carnaval de Montevidéu toma as ruas da cidade

Da Redação
Conhecido por ser o mais longo do mundo, o Carnaval na capital uruguaia se estende por cerca de 40 dias. A festa este ano começou oficialmente no último dia 26 de janeiro, quando 75 grupos carnavalescos, entre murgas e comparsas, desfilaram pela Av. 18 de Jullho, no centro de Montevidéu.

Um dos pontos altos da festa aconteceu na última sexta à noite, 3 de fevereiro: o tradicional Desfile das Chamadas. Vindos de diversas cidades do país, 36 grupos, as comparsas, desfilaram pelas ruas do Bairro Sur, o bairro negro da cidade, acompanhados por um público de cerca de 40.000 pessoas .

A folia vai seguir pelo mês de fevereiro inteiro, com uma série desfiles e shows, terminando no dia 18 de março com uma grande festa em Canteras do Parque Rodo.

Origem

Assim como no Brasil, o Carnaval uruguaio é fruto de uma mistura das culturas européia e negra. As comparsas - cortejos carnavalescos embalados pelo candombe, com personagens definidos e uma "corda" de tambores - têm sua origem nas festas que os escravos faziam na época da colonização. Esses desfiles, ou Chamadas, que aconteciam em dias festivos ao longo de todo o ano, foram, a partir do final do século 19, incorporados em caráter definitivo aos festejos carnavalescos dos colonizadores europeus. Na mesma época também surgiram os primeiros "lubolos", brancos que pintam o rosto de negro e até hoje integram os cortejos.

Já as murgas, se assemelham mais aos blocos carnavalescos brasileiros. Compostas por um grupo de músicos e pelos foliões que os acompanham, fazem um desfile de caráter mais satírico. Todos os anos, um tema é eleito para nortear as letras das músicas e as fantasias dos foliões, que geralmente fazem alguma crítica de conotação política.

Compartilhe: