UOL Viagem

26/01/2006 - 21h06

As tradições do Ano Novo Chinês

Da Redação
Os primeiros registros de comemoração do Ano Novo na cultura chinesa são datados de cerca de 2.000 anos. Ao longo da história do povo, lendas e histórias foram moldando os seus hábitos e criaram uma série de tradições que são seguidas até hoje.

Os preparativos para a passagem do ano começam alguns dias antes da sua chegada. No 23º dia do último mês lunar, os chineses fazem oferendas ao Deus da Cozinha: doces, água e grãos de soja são postos aos pés da sua imagem. Responsável pela prosperidade da família, esse deus é uma espécie de mensageiro, que vem visitar as casas chinesas antes do Ano Novo para registrar as coisas boas e ruins feitas pelos seus moradores e levar seu relatório ao Imperador dos Céus, que decidirá então o que será reservado para aquela família durante o ano vindouro.

É costume também deixar a casa bastante limpa, se possível até pintá-la, para receber as coisas novas que chegam com o ano que se aproxima e deixar o que é velho e passado para trás. Cola-se também nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres auspiciosos em dourado, os Tao Fu, com intenção atrair felicidade e proteger os que ali moram.

O vermelho e o dourado, aliás, são as cores oficiais da data, responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

Como no Ocidente, os chineses costumam reunir a família em torno de uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo. Os pratos são preparados com antecedência e o cardápio é composto por mariscos, legumes, peixe e galinha, estes dois últimos sempre servidos inteiros para que nada falte no ano que chega. Após a meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido que tem sua versão japonesa mais conhecida pelos ocidentais: o guioza.

Outra tradição bastante comum é os mais velhos presentearem as crianças e jovens solteiros com dinheiro. A quantia é entregue dentro de um envelope vermelho, que não deve ser aberto na frente de quem o está oferecendo.

A festa continua durante toda noite com queima de fogos, jogos e brincadeiras e só termina ao amanhecer do novo ano.

No primeiro dia do ano as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos mais próximos. As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera.

Ano do Cachorro

O chinês mede a passagem do tempo pelo calendário lunar, em ciclos de 60 anos. Um ciclo completo é composto de cinco ciclos simples de 12 anos cada um. Doze animais foram atribuídos a cada um desses anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco.

De acordo com a astrologia chinesa, 2006 é o ano do cachorro. Um ano bom para empreendimentos, mudanças e até casamento.

Leia mais:

Ano Novo Chinês é comemorado na Liberdade
SP comemora o ano 4703 na Liberdade
China: um novo império
Confira seleção de restaurantes chineses
Para chineses, 2006, o Ano do Cachorro, terá menos conflitos e mais secas
China cresce 9,9% e já é 4ª maior economia

Compartilhe: