UOL Viagem UOL ViagemUOL Viagem
UOL BUSCA

26/01/2006 - 20h53

Ano Novo Chinês é comemorado na Liberdade

Da Redação

Divulgação

O Dragão Chinês,símbolo do Ano Novo

O Dragão Chinês,
símbolo do Ano Novo

Dragões, leões gigantes, dançarinas, acrobatas, músicos e bravos lutadores de artes marciais sairão às ruas do bairro da Liberdade neste final de semana, nos dias 28 e 29 de janeiro. A razão para tanta movimentação é a primeira comemoração em São Paulo do Ano Novo Chinês. A festa é aberta ao público e a organização do evento espera receber cerca de 100 mil pessoas.

A programação começa a partir das 11h30 do sábado, quando os coloridos dragões chineses percorrerão as ruas do bairro convidando o público para a festa. Depois, uma série de apresentações acontecerá em palco montado na Praça da Liberdade. Danças folclóricas, shows pirotécnicos, grupos musicais tradicionais chineses e demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan são algumas das atrações confirmadas.

Pelas ruas do bairro serão montadas barracas estilizadas com símbolos chineses onde o público poderá conhecer diversas técnicas de artesanato e pintura do país, aprender sobre feng shui, horóscopo chinês e ainda desfrutar da saborosa culinária chinesa.


Os primeiros registros da presença chinesa no Brasil datam de 1812, quando 400 plantadores de chá se instalaram no País a convite de Dom João VI. Hoje, calcula-se que cerca de 200 mil pessoas entre chineses, chineses naturalizados e descendentes morem no país. Aproximadamente 90% dessa população vive na capital paulista, em bairros que se tornaram redutos de imigrantes orientais.

A organização das festividades é do Junior Chamber International Brasil-China, federação de jovens líderes e empreendedores que pretende com a iniciativa divulgar a cultura chinesa no país. As comemorações do Ano Novo têm início no mesmo horário em que acontece a passagem do ano na China.


1ª Festa de Ano Novo Chinês em São Paulo
Onde: Praça da Liberdade
Quando: 28 e 29 de janeiro
Horário: sáb. das 12h às 20h, e dom., das 9h às 20h

Leia mais:

As tradições do Ano Novo Chinês
SP comemora o ano 4703 na Liberdade
China: um novo império
Confira seleção de restaurantes chineses
Para chineses, 2006, o Ano do Cachorro, terá menos conflitos e mais secas
China cresce 9,9% e já é 4ª maior economia