UOL Viagem

O melhor do 5º Salão do Turismo, em São Paulo

Veja outros Top 10
Quer assistir a uma apresentação de congo? Ou prefere conhecer o carimbó? Há de tudo um pouco nos estandes das macrorregiões, de shows de dança e música a outras atividades focadas no folclore dos estados, como o espetáculo do Boi Bumbá de Parintins. Mas artistas fazendo performances aparecem a todo instante.
Mostra de Manifestações Artísticas

1 Mostra de Manifestações Artísticas

Quer assistir a uma apresentação de congo? Ou prefere conhecer o carimbó? Há de tudo um pouco nos estandes das macrorregiões, de shows de dança e música a outras atividades focadas no folclore dos estados, como o espetáculo do Boi Bumbá de Parintins. Mas artistas fazendo performances aparecem a todo instante.

Espaço Saber Fazer

2 Espaço Saber Fazer

Artesãos se revezam mostrando o trabalho de cada área do Brasil. Tecelagem, miniaturas, esculturas de pedra e madeira, modelagem em barro, cerâmica, pintura e outros tipos de artesanato encantam os visitantes enquanto são produzidos, na hora, pelos artistas.

Artesanatos diferenciados do Brasil

3 Artesanatos diferenciados do Brasil

Cada estado brasileiro mostra suas raízes com seus trabalhos artesanais, mas os menos conhecidos da grande mídia são os que mais chamam a atenção dos visitantes, como as peças feitas com manganês do Amapá, um minério de cor escura e com detalhes brilhantes.

Provar as comidinhas típicas

4 Provar as comidinhas típicas

Os estandes costumam ser também pontos de degustação das delícias típicas de cada estado. Assim, não deixe de provar o docinho de cupuaçu da região Norte, ou o petisco de moqueca de peixe do Espírito Santo. O difícil é se contentar com um só.

Aproveitar as promoções especiais

5 Aproveitar as promoções especiais

Agências de viagem, companhias aéreas e até a Caixa Econômica estão no evento para incentivar o turismo. Por isso, vale a pena aproveitar as promoções especiais disponíveis para o público durante o Salão. Quem sabe você não dá sorte e até ganha uma viagem em um dos concursos?

Enviar um cartão-postal gratuitamente

6 Enviar um cartão-postal gratuitamente

Uma parceria dos Correios com o Ministério do Turismo permite que os visitantes escolham cartões-postais de 20 experiências brasileiras de turismo comunitário e os enviem para familiares e amigos. As imagens mostram belezas naturais e produtos artesanais.

Praticar esportes

7 Praticar esportes

Seja com o arvorismo em Socorro, a pista de esqui de São Roque ou mesmo uma parede de escalada, é possível experimentar um pouquinho de cada esporte que se tornou sinônimo da região em que é praticado. São tomados todos os procedimentos de segurança na prática das atividades.

Comprinhas

8 Comprinhas

De bijuterias a roupas artesanais, passando por produtos comestíveis típicos das regiões, é impossível sair do Salão do Turismo sem ao menos uma sacolinha. Em alguns estandes os cartões de crédito e débito são aceitos, mas a maior parte dos expositores pede pagamento em dinheiro ou cheque.

Conhecer o turismo comunitário

9 Conhecer o turismo comunitário

Organizado e desenvolvido pelos próprios moradores de uma comunidade, essa tipo de turismo ganha força no Brasil como forma de manter viva a história e cultura de um local. ES e CE já contam com exemplos, como pousadas familiares e restaurantes típicos cuidados por moradores há séculos das regiões.

Participar das Vivências

10 Participar das Vivências

Fique atento à programação para saber qual mestre artesão ensinará a prática de sua técnica durante o Salão. Vivências com os grupos indígenas Parixaras (de Roraima) e Pataxós (da Bahia) também fazem parte da agenda.

Compartilhe: