Publieditorial

Nada se compara à Austrália

A Austrália como a conhecemos nasceu junto com o século 20, em 01 de Janeiro de 1901. Mas, até chegar à constituição oficial da Comunidade da Austrália, sua terra e seu povo já tinham mais de 50 mil anos de história. Grupo étnico existente mais antigo da história, os aborígines chegaram à Austrália vindos possivelmente de barcos do Sudeste da Ásia.

Eles povoaram a região dividindo-se em cerca de 300 clãs, 250 línguas e 700 dialetos. Apesar de cada clã ter uma ligação espiritual com uma área específica da terra australiana, todos dividiam duas coisas em comum: a reverência a esta terra, e crença de que todas as coisas da vida e do mundo haviam sido criadas durante um Tempo de Sonhos.

Hoje, quase trezentos anos depois de o Capitão James Cook ter reivindicado a terra para os britânicos e dado início à colonização, a língua falada, na prática, é o inglês, embora não exista uma língua oficial no país. Isso porque os australianos tentam preservar a cultura aborígine. Mas também porque são lar de um multiculturalismo rico e amplo: desde o fim da segunda guerra mundial, seis milhões de pessoas migraram para a Austrália. Hoje, um quinto do país nasceu no exterior, e quase metade dos habitantes tem origens mistas. Todos, cada um à sua maneira, buscando um sonho.

Foto ilustrativa do tópico História