UOL Viagem

Santos

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde ficar Agências

Passeios


Santos


Orquidário Municipal - Uma visita a este parque zoobotânico no bairro José Menino é um divertido programa para as crianças. Há pavões, macacos, araras, tartarugas, carpas e outros animais em uma área de 22 mil metros quadrados, que mistura vegetação nativa com áreas ajardinadas. As orquídeas do parque podem ser apreciadas melhor em novembro, quando acontece uma exposição. Praça Washington, s/n°, José Menino; tel: (13) 3237-6970. Ter. a dom. e feriados, das 8h às 18h. Na temporada, diariamente, das 9h às 19h. O valor da entrada é simbólico.

Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos - Aos pés do Morro da Nova Cintra, estão as ruínas do terceiro engenho de cana-de-açúcar do país, de 1533. Construído por iniciativa de Martim Afonso de Souza, entrou em decadência no início do século 18 e foi reduzido a ruínas após um incêndio. Tombado nas esferas municipal, estadual e federal, sua administração fica a cargo da Universidade de São Paulo. As visitas monitoradas, também gratuitas, explicam a história e as características do engenho, que contava com um moinho para que a água do rio Jurubatuba vencesse o desnível do terreno. Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vila São Jorge; tel: (13) 3203-3901. Diariamente, das 9h às 16h, preferencialmente com hora marcada. Em dias de chuva, não há visitação. Entrada franca.

Lagoa da Saudade - Fica no morro da Nova Cintra. Conta com playground infantil e churrasqueiras de uso livre e uma rampa profissional de skate. Acesso pela av. Pref. Dr. Antônio Manoel de Carvalho.

Jardim Botânico Chico Mendes - Menos freqüentado por turistas. Seus 90 mil metros quadrados recebem principalmente a população da zona noroeste de Santos. Conta com acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, playground e alamedas asfaltadas para quem gosta de caminhar ou correr. Rua João Fracarolli, s/nº; tel: (13) 3203.2905. Diariamente, das 8h às 18h. Entrada franca.

São Vicente


Teleférico do Itararé - Partindo da praia do Itararé, o teleférico leva os visitantes ao topo do morro do Voturuá (ou morro da Asa Delta). Se você tem medo de altura, vale a pena vencê-lo, porque do alto do morro a vista é espetacular. São 750 metros de extensão entre as duas bases de embarque e desembarque, chegando a uma altura de 180 metros. No alto do morro, há um pequeno quiosque e banheiros. De lá partem vôos de paraglider e asa-delta. Em dias de vento propício, o céu sobre o morro chega a ficar congestionado de praticantes. Não se esqueça de que a fila que se pega para poder subir é quase sempre a mesma que se pega para descer. Avenida Ayrton Senna, 500. Seg. a sex., das 12h às 18h; dom., das 9h às 18h.

Encenação de São Vicente - Atualmente, é o maior espetáculo do mundo encenado sobre a areia de praia. Durante uma semana no mês de janeiro, sempre perto do dia 22, uma arquibancada aberta para o mar é montada no final da praia do Gonzaguinha, onde se desenrola a encenação da fundação da vila de São Vicente, a primeira do Brasil. Diversos atores e atrizes globais já se revezaram nos papéis de Martin Afonso, Bartira e do Padre Gonçalo Monteiro. A cada apresentação, cerca de 7.000 pessoas acompanham das arquibancadas os 1.300 atores da comunidade. Um dos destaques da apresentação, que tem preços populares, é a réplica da caravela do descobrimento do Brasil, a Espírito Santo.

Memorial dos 500 Anos - O mirante instalado no alto da ilha Porchat se assemelha a uma vela de embarcação e foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. De lá, tem-se uma bela vista das praias do Itararé, Milionários e Gonzaguinha. A parte mais alta do mirante aponta na direção de outra obra de destaque de Niemeyer: o Congresso Nacional, em Brasília. Alameda Paulo Gonçalves, s/nº, ao lado da chopperia Terraço.

Biquinha de Anchieta - Existe desde 1553, foi uma das principais fontes de água da população da cidade durante séculos e ainda hoje é utilizada pelos moradores. Merecem destaque seus belos azulejos trabalhados. A praça da biquinha conta ainda com vários quiosques que vendem doces e uma estátua em tamanho natural do Padre Anchieta, que freqüentava o local ali mesmo catequizava os índios. A biquinha fica no fim da praia do Gonzaguinha. Ao lado do parque Ipupiara.

Vila de São Vicente - A pequena praça reproduz a arquitetura de São Vicente à época de sua fundação. Praça João Pessoa, s/nº, Centro, em frente à igreja Matriz e ao lado do Mercado Municipal.

Deck do Pescador de São Vicente - Ligando o fim da praia do Gonzaguinha até a ponte Pênsil, há um deck freqüentado por pescadores. São cerca de 700 metros de extensão, de onde se avistam as praias de São Vicente e a ilha Porchat.

Ponte Pênsil - Cartão-postal número um de São Vicente, foi inaugurada em 1914. A primeira ponte pênsil do país teve todas as suas peças trazidas de Alemanha, e sua principal função na época era a de sustentar tubos de esgoto construídos para melhorar o sistema de saneamento e esgoto da região. Hoje, ao longo de sua pista única de 180 metros de extensão passam somente carros, bicicletas e pedestres.

Rua Japão - A praça Kotoku Iha, no início da rua Japão, reproduz um jardim japonês e um portal.
Atualizado em Agosto de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro