Natal - Natureza - Guia de Viagem - UOL Viagem

UOL Viagem

Natal

Sobre o destino Fotos Como chegar Agências Onde ficar

Natureza


 

O cajueiro ? Em Parnamirim. A árvore exótica e centenária, registrada no Guiness Book como ?o maior cajueiro do mundo?, continua produzindo frutos e esparramando seus galhos pela vizinhança. A copa, vista de um confortável mirante, já cobre cerca de 8.500 m2. Alçada à fama quando um guia mirim, Tom do Cajueiro, foi entrevistado no programa global de Regina Casé, a árvore movimentou a economia local e deu origem ao Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo, com 30 lojas de artesanato no entorno. O visitante segue por passarelas de madeira que protegem a miríade de galhos: a sensação é de estar em floresta de uma árvore só. De novembro a janeiro, época da floração e frutificação, os cajus são oferecidos aos turistas gratuitamente. Tem visita guiada e sala com fotos e reproduções de reportagens sobre o fenômeno da natureza. Av. Dep. Márcio Marinho, 2, praia de Pirangi, tel. (84) 3238-2975.

Mergulho ? Em Parnamirim. No trapiche em Pirangi do Norte, os turistas embarcam para mergulhar com snorkel em piscinas junto a extensas formações de corais, chamadas parrachos. São fornecidos óculos de mergulho para observar os peixes, as cavernas e a flora marinha, e sandálias para não cortar os pés. O passeio de barco dura cerca de duas horas e visita, de longe, as praias de Búzios, Pirangi do Sul e Barreira do Inferno. Marina Badauê, tel. (84) 3238 -2066, www.marinabadaue.com.br.

Lagoa de Arituba ? Em Nísia Floresta. Um ótimo recanto para passar uma manhã ou tarde. Além de mesas, cadeiras e guarda-sóis diante da lagoa, os restaurantes oferecem redes na varanda, e um variado cardápio de drinques, petiscos e refeições. Circundada por dunas cobertas de vegetação, a lagoa é bicolor: a parte clara (azul ou verde, dependendo da luz) é rasa, demarcada para banho, e a parte escura tem grande profundidade, mas são águas mansas, basta saber nadar para percorrê-las também. Pedalinhos de grandes rodas de metal flutuam sobre ambas as cores. Também tem caiaque. Não esqueça de levar óculos de natação para aproveitar melhor a transparência da água.

Lagoa de Pitangui ? Oásis de águas cálidas, circundado por dunas, a 35 km de Natal. Algumas agências de passeios de bugue fazem paradas rápidas por ali, mas o ideal é relaxar por algumas horas, curtindo os drinques e petiscos do Bar da Lagoa em mesas e cadeiras submersas. Além do banho, crianças e adultos aproveitam o pedalinho, o passeio de caiaque e a tirolesa, tel. (84) 3226-2130, www.bardalagoa.com.br

Parque das Dunas - Vizinho da Via Costeira em toda a sua extensão, é a maior área verde de Natal, de 1.172 hectares, com dunas e mata nativa que podem ser percorridas em trilhas guiadas, de 800 m a 4.400 m de extensão, agendadas previamente. No caminho estão mirantes para o Morro do Careca, na Ponta Negra, e para o mar. Possui anfiteatro, área de piquenique, parque infantil e fauna de gambás, saguis, lagartos, morcegos e dezenas de espécies de aves. O acesso é pelo Bosque dos Namorados, na av. Alexandrino de Alencar, nas proximidades do Shopping Midway Mall, no bairro Tirol; tel. (84) 3201-3985.


AGÊNCIAS

CIT ? Central de Informações Turísticas
Tel: (84) 3202-6602

Marazul
Tel: (84) 3219-2221
www.passeiodebuggy.com.br

Natal Vans
Tel: (84) 3642-1883
www.natalvans.com.br

Atualizado em Fevereiro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro