UOL Viagem

Búzios

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Agências

Praias


Azeda e Azedinha - Consideradas por muitos visitantes e moradores as mais belas de Búzios, são pequenas e encontram-se pertinho uma da outra. Suas águas são calmas, límpidas e transparentes. Entre os costões virgens e o mar, resta uma estreita faixa de areia com barracas que oferecem sucos, drinques e salada de frutas. Para chegar a elas, o acesso é a pé, a partir da praia dos Ossos, ou por meio dos "aqua-táxis", que partem da praia da Armação. Na Azeda, existe um antigo casarão colonial, construído no início do século 20 pelo imigrante Eugênio Harnold.

Brava - O nome já diz tudo. Reduto de surfistas, caracteriza-se por ter uma área verde ainda preservada. Em alguns trechos a areia é vermelha, resultante dos sedimentos das rochas. Boa também para pesca de linha devido aos costões de pedra. A partir dela, chega-se à praia naturista Olho de Boi.

Da Armação - Margeada pela Orla Bardot, serve de atracadouro de pequenas e médias embarcações, principalmente canoas de pescadores. A composição visual do mar, da Ilha do Caboclo e das embarcações cria um dos cenários mais apaixonantes de Búzios, principalmente no pôr-do-sol. Nela, estão instalados cartões-postais da cidade, as esculturas dos Pescadores e de Brigitte Bardot, talhadas em bronze por Christina Motta, artista local.

Da Ferradura - Rodeada de mansões, leva esse nome devido ao seu formato. Oferece muitas opções para quem gosta de praticar esportes náuticos. É possível alugar pranchas de windsurfe, caiaque e pedalinho, passear em cima de um banana boat ou jet ski. Já foi uma das mais famosas e freqüentadas de Búzios, mas a ocupação imobiliária de toda a sua margem, que deixou livre uma estreita faixa de areia, fez com que seu encanto diminuísse aos olhos do visitante.

Da Ferradurinha - Um encanto! Pequena, de águas cristalinas, calmas e geladas, esta praia é obrigatória a quem visita Búzios. O mar, ora verde esmeralda, ora azul turquesa, as formações rochosas, que mais parecem esculturas milenares, e os cactos que recobrem as montanhas ao redor fazem deste um lugar paradisíaco e único. Tanto que a praia foi eleita pela Embratur como uma das dez mais bonitas do litoral brasileiro. Do canto direito, alguns se aventuram a um salto de 12 metros de altura a partir do costão de rocha. Pode-se chegar a ela pela praia de Geribá (canto esquerdo).

Da Foca - Mais parece uma surpresa da natureza. Pequenina e muito bela, fica escondida em meio às pedras que formam a Ponta da Lagoinha.

Arte UOL
Da Tartaruga - Praia de mar calmo e onde se pode apreciar deliciosos pratos de frutos do mar com ingredientes fresquinhos. É também ponto ideal para a prática do mergulho para ver os coloridos corais presentes em alguns trechos. Além disso, como o próprio nome diz, tartarugas são vistas freqüentemente banhando-se nessas águas. No canto esquerdo, a vegetação nativa preservada confere um toque rústico e charmoso.

De João Fernandes - É uma das mais badaladas, principalmente pelos estrangeiros. Conforto é uma das suas vantagens. Além de estar próxima do Centro, é cercada de restaurantes e concentra grandes pousadas e hotéis de luxo. É freqüentada também por mergulhadores e praticantes de pesca submarina, que partem desta praia, dispensando barcos. Há caiaques para alugar e quem curte nadar pode encarar a travessia tranqüila até a vizinha João Fernandinho.

De João Fernandinho - Pequena e paradisíaca, tem águas calmas e é ideal para praticar mergulho, natação e pesca submarina.

De José Gonçalves - Mais afastada das demais praias, tem vegetação nativa bastante preservada e o entorno é marcado pela mata atlântica da Serra das Emerências. Para chegar a ela o acesso é feito por estrada de terra estreita e precária, a partir da comunidade de José Gonçalves. Aliás, o nome vem de um rico traficante de escravos que desembarcava escondido seus navios negreiros nesta praia.

De Manguinhos - Extensa, mas com estreita faixa de areia, possui praticamente toda a sua margem tomada por casas. Apresenta ainda vegetação de mangue e abriga um interessante e diversificado ambiente marinho, sujeito a grandes oscilações de maré. Os fortes ventos que movimentam suas águas atraem praticantes de vela e windsurfe. Também é a praia para comprar frutos do mar a preços mais acessíveis junto à Colônia de Pesca, organizada por pescadores locais.

Do Canto - Localizada no centro da cidade, acompanha a Rua das Pedras até se transformar na praia da Armação (seguindo pelo lado direito) ou dar lugar à praia dos Amores (à esquerda). Tem águas calmas e transparentes e serve como abrigo seguro para os barcos de pesca artesanal.

Dos Amores - Tranqüila e pouco freqüentada, convida os amantes a momentos aconchegantes de namoro. Para chegar a ela, basta caminhar para o lado esquerdo pela praia do Canto. A partir dela, contornando as pedras do costão à esquerda, chega-se a uma pequena e mais privativa prainha, a das Virgens.

Do Forno - Compõe uma das paisagens mais belas de Búzios. O mar é calmo, porém gelado. A composição de águas cristalinas, formações rochosas milenares e areia vermelha compensa qualquer possível desconforto pela temperatura da água. Na areia, o clima é tão quente que um mergulho mais refrescante é providencial.

Dos Ossos - Ganhou este nome porque, antigamente, os ossos de baleia eram enterrados ali. Na época (1740), foi construída no ponto mais alto da Enseada dos Ossos a Igreja de Sant'Anna, padroeira da cidade. Em seu entorno, vêem-se casarões antigos de pescadores repaginados pela ocupação dos imigrantes. É uma praia de águas calmas e mais urbana, porém aconchegante.

Geribá - Uma das mais famosas de Búzios e a mais freqüentada pelos famosos, seja da televisão e da música, esportistas e políticos. Também é point da galera da paquera. Longa e com ampla faixa de areia, é ideal para caminhadas ou bater uma bolinha. Tem mar agitado e, por isso, é procurada por surfistas e praticantes de windsurfe, kitesurfe e outros esportes. Surfistas profissionais montam suas escolinhas na areia e dão a crianças e adultos as primeiras noções de como se equilibrar em cima da prancha. O canto esquerdo tem o mar mais calmo e serve de acesso para a Ferradurinha.

Lagoinha - De águas transparentes e esverdeadas, é circundada por altos paredões rochosos. O mar, ao chocar com as pedras, penetra em suas cavidades formando pequenas praias.

Olho de Boi - Um cantinho dedicado aos naturistas. Fica escondida entre imensos costões rochosos e tem 50 metros de extensão. Para chegar a ela é preciso enfrentar uma trilha longa e íngreme, a partir do canto direito da praia Brava. Tirar a roupa por ali não é regra, mas a maioria acaba desfrutando desse privilégio.

Rasa - Bastante extensa e propícia a ventos fortes, atrai praticantes de esportes à vela. Destaque também para a vegetação de restinga, típica do litoral do Estado, que pode ser vista nesta parte da cidade em sua composição original.

Tucuns - Praticamente selvagem, tem ondas fortes e mar aberto. É extensa e tem areia grossa. A vegetação preservada valoriza ainda mais esse cantinho de Búzios, que tem, à sua direita, a bela e imponente Serra das Emerências. Imperdível.
Atualizado em Fevereiro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro