UOL Viagem

Manaus

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências de viagens

Museus e centros culturais


Centro Cultural dos Povos da Amazônia - Em amplas instalações, dedica-se a estudos e exposições da cultura dos vários povos amazônicos (bolivianos, equatorianos, colombianos), não apenas os brasileiros. Na entrada estão malocas em tamanho natural das etnias ianomâmi e aruak, por exemplo. Há salas para exposições multimídia e uma arena de espetáculos com capacidade para 30 mil pessoas. Com café, biblioteca e o Espaço Criança, onde bonecos e painéis convidam ao conhecimento por meio de brincadeiras. Foi inaugurado em 2007. Praça Francisco Pereira da Silva, s/nº, Bola da Suframa, tel: (92) 2125-5300. www.povosdaamazonia.am.gov.br

Museu do Índio - São seis salas pequenas, abrigando uma cuidadosa exposição de centenas de objetos de tribos do Alto Rio Negro, como tuchauas, kobewas, wananas, tucanos, ianomâmis. Na sala de cerâmica, há preciosidades como moringas com alça e duplo gargalo e tigelas de desenhos geométricos, entre eles um conjunto de mesa de dimensões pequenas, para uso exclusivo de crianças indígenas. Nas tapeçarias, observa-se a diversidade dos materiais utilizados para fazer redes de dormir e pescar: cipó, tucum, puçá, algodão. Na sala dos rituais, estão flautas e instrumentos musicais feitos com cascos de jabutis. O museu é uma iniciativa privada, foi fundado em 1952 pela madre Maddalena Mazzone, e a sala mais recente se dedica a registrar as atividades religiosas no meio da selva. Estão expostos instrumentos de cirurgia, partos, extração dentária, cadernos pautados com preciosas anotações dos nomes dos atendidos, tipo de doença e remédio aplicado. Não deixe de ir. Rua Duque de Caxias, 356, tel: (92) 3635-1922.

Palácio da Justiça - Inaugurado em 1900, foi sede do Poder Judiciário até 2006, quando parte de suas salas passou a abrigar uma programação de artes plásticas, teatro, dança, cinema, música e palestras. É vizinho e contemporâneo do Teatro Amazonas. As visitas guiadas, por vezes teatralizadas, percorrem os espaços e auditórios até recentemente destinados a julgamentos. Chamam a atenção a conservação dos móveis originais e dos finos materiais de construção, entre eles os pisos listrados de pau amarelo. Av. Eduardo Ribeiro, 833, tel: (92) 3248-1844.

Palácio Rio Negro - Nos fundos, os jardins dão mostra da exuberância da vegetação amazônica. Aproveite a sombra e os bancos, como fazem os moradores, antes de percorrer o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som e a Pinacoteca, dedicada a artistas locais. O palacete já foi sede do governo estadual. Em anexo, funciona a Secretaria de Estado da Cultura. Av. Sete de Setembro, 1.540, tel: (92) 3232-4450.
Atualizado em Janeiro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro