UOL Viagem

Otávio Mesquita

Apresentador relembra episódio vivido com Hebe Camargo na Península de Maraú, Bahia

Maria Rita Fava
Do UOL, em São Paulo

Ele já esteve em paraísos internacionais como a Ilha Maurício, destino africano a leste de Madagascar, nas quentíssimas praias de Doha, no Qatar, nas luxuosas St. Barts e Saint-Tropez, redutos de famosos e milionários. No entanto, é com muito carinho que o apresentador Otávio Mesquita lembra da isolada Maraú, na Costa do Dendê,  sul da Bahia, entre Morro de São Paulo e Itacaré.

  • Arquivo pessoal

    Otávio Mesquita caminha na praia quase deserta

  • Arquivo pessoal

    Paisagens paradisíacas e tranquilidade fazem da península um passeio imperdível


De difícil acesso, a península é o refúgio de gente poderosa, que lá construiu mansões em busca de tranquilidade, boa culinária e vida noturna leve. Otávio explica por que guardou o destino na lembrança: "Há mais ou menos três anos estive lá com a Hebe Camargo (1929-2012), minha grande amiga. Estávamos passeando de quadriciclo, o meio de transporte mais utilizado na orla e, de repente, uma senhora local a reconheceu e começou a gritar. Como estávamos com pressa, Hebe só acenou e seguimos nosso caminho. Na volta, após passarmos o dia fazendo atividades e um superalmoço prolongado, a apresentadora pediu para pararmos na casa da mulher que a havia reconhecido. Foi uma loucura. Imagina? A Hebe, tomando café em uma casinha de pescador da vila? Foi histórico", relata o apresentador.

Apesar de pacata, a região repleta de vilas de pescadores tem como ótima opção de balada o bar As Meninas. "Conheço as proprietárias. Para mim é uma parada obrigatória", diz Otávio. Sempre acompanhado pela família, ele fica hospedado na casa de um amigo quando vai a Maraú. "Além de pessoas queridas, levo apenas tênis, chinelo, pares de meia, sungas, bermudas, cuecas e camisetas, tudo contado. Sou econômico. Quero só relaxar. Ao chegar, fico olhando para o horizonte por minutos."
 

Quem não tem o privilégio de se hospedar em casa de amigos, como Otávio e sua família, conta com hotéis e pousadas, quase todos equipados com veículos 4x4, lanchas, catamarãs. Outra opção, além do aluguel de quadriciclos, é fazer o tradicional mergulho com lanternas para observar a fauna marinha à noite. No verão, o oceano por lá é como uma piscina  natural, lotado de peixes que surgem entre labirintos de arrecifes. No entanto, é importante consultar diariamente a tábua de marés, porque as paisagens são capazes de se transformar completamente com as mudanças da lua.


Vale lembrar que Maraú pertence à APA (Área de Proteção Ambiental), unidade de conservação de uso sustentável da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no sul da Bahia, que possui uma série de leis de preservação da natureza.

 

Veja as belezas naturais da Península de Maraú, na Bahia
Veja Álbum de fotos

Como chegar
A península de Maraú está a 300 quilômetros da capital baiana, Salvador, e a 90 quilômetros de Ilhéus (BA), onde fica o aeroporto mais próximo (IOS). Voos diários da Tam (www.tam.com.br), Avianca (www.avianca.com.br), Gol (www.voegol.com.br) e Azul (www.voeazul.com.br) partem de São Paulo e Rio de Janeiro para as duas cidades.

 

A partir de Ilhéus, pegue a rodovia BA 001, em direção a Salvador, ao norte. Siga até o trevo de Maraú, 75 quilômetros após ter pego a estrada, e então entre pelo lado direito. Depois de 15 quilômetros já chega à Península de Maraú, que é composta por diversas praias: Algodões, Saquaíra, Cassange, Taipu de Fora, Bombaça, Três Coqueiros e Barra Grande.

Do trevo até Barra Grande são aproximadamente 50 quilômetros. Todo o percurso é feito em uma estrada cheia de buracos, por isso a recomendação é de que seja feito em veículos com tração nas quatro rodas. "O ideal é não ir com muita pressa, afinal já se está no paraíso. Melhor  curtir a paisagem com calma", sugere Aleilton Oliveira, do portal Península de Maraú.

Para quem sai de Salvador, há duas opções: fazer o percurso inteiro por rodovia ou pegar o ferry boat. Quem optar pela estrada, deve pegar a BR 101, em direção a Itabuna (BA). Entre à esquerda na altura do quilômetro  340 km, no Distrito de Travessão, em seguindo até a cidade de Camamú, agora pela BA 001. De Camamú, são mais 30 quilômetros até o trevo de Maraú. A partir do trevo, é só seguir as instruções já citadas acima.

Pelo ferry boat, a travessia pode ser feita com carro. A embarcação chega à cidade de Bom Despacho (BA), de onde é possível chegar à baia de Camamú, a terceira maior do Brasil. Lanchas rápidas, ou escunas fazem a travessia até a península, passando por manguezais e áreas de mata nativa.

Veja outras opções de praias dos famosos


Mais sobre a Península de Maraú
Guia de Maraú
www.guiademarau.com.br

Portal da Península de Maraú
www.peninsulademarau.com

Portal turístico da Península de Maraú
www.portaldemarau.com.br