UOL Viagem

Maria Paula

Praia do Espelho, no sul da Bahia, é destino da ex-Casseta

Do UOL, em São Paulo
Em cartaz nos cinemas como a espevitada dona de um sex shop em 'De Pernas Pro Ar 2', Maria Paula não dispensa um agito. Mas na vida real, quando é hora de sair de férias, a atriz de 41 anos quer sossego e seu destino de viagem é certeiro: Praia do Espelho, uma praia charmosa no sul da Bahia.
 
  • Acervo Pessoal

    Maria Paula gosta de relaxar com seus dois filhos no cenário paradisíaco da Praia do Espelho (BA)

  • Vista de cima, Praia do Espelho e seus recifes que colorem o mar tranquilo de diversas tonalidades

  • Ideal para quem quer sossego, Praia do Espelho fica a 25 km de Trancoso e tem difícil acesso

"O que eu mais amo nessa praia? Ah, é que ela é deserta! Enquanto o Leblon está apinhado, tá todo mundo no Rio de Janeiro, ali a praia está um sossego", diz ela, entre risadas.
 
A proximidade do local de lugares mais famosos, como Trancoso, segundo ela, não atrapalha a calmaria. "Naquela região há muitas praias consideradas 'de turistas', mas são mais afastadas", explica.
 
A Praia do Espelho fica a 25 km de Trancoso, em direção ao povoado de Caraíva. De difícil acesso, requer alguns truques do turista de primeira viagem. É preciso seguir por uma estrada singela que começa perto de um condomínio, Outeiro das Brisas, que dá acesso à praia do Curuípe. Ali, acaba o trajeto para ônibus e carros. Uma trilha de cerca de 1 quilômetro é a reta final até a praia do Espelho, que se revela.
 
No cenário paradisíaco, falésias e coqueiros rodeiam águas calmas e cristalinas. Os recifes colorem o mar de forma única e surpreendente, com tonalidades que vão do verde claro ao azul turquesa.
 
Fã da Praia do Espelho há anos, Maria Paula visitou o lugar pela última vez no Carnaval do ano passado. Não se decepcionou. A atriz, que se tornou a musa do humorístico Casseta & Planeta, onde atuou por 17 anos, é também autora - lançou o livro 'Liberdade Crônica' em 2011. No ano passado, ela passou a integrar o elenco de Malhação. E em meio a um ano cheio de projetos ela fez uma pausa para relaxar e curtir a família.
 
"Fui pra lá com meus dois filhos, foi uma viagem totalmente família, e sem babá, sem galera. Foi super tranquilo, uma delícia", conta a atriz, sobre os filhos Maria Luiza, de 8 anos, e Felipe, de 4, frutos de seu relacionamento com João Suplicy. "Ali é um verdadeiro refúgio."
 
Maria Paula costuma se hospedar no Hotel Fazenda Calá & Divino, que fica de frente para a praia e tem estrutura de hotel fazenda. "Além de terem um restaurante incrível, tem um lounge lindo, pé na areia", indica. O hotel, luxuoso, mas com atmosfera rústica, dispõe de um spa que oferece massagens aos hóspedes. Para quem se aventura a conhecê-lo, a dica é seguir a rota de pombinhas brancas que sinalizam o trajeto até o hotel.        
 
 
Como Chegar
Trancoso fica a quase 800 km da capital Salvador. Partindo da capital, pela rodovia BR-324 sentido Feira de Santana, seguir até a BR-101. São 47 km dessa rodovia até Trancoso, em estrada de asfalto. A partir de Trancoso, são mais 25 km até um trevo e seguir pela direção Caraíva/Praia do Espelho. O único hotel que dá acesso direto à Praia do Espelho é o Calá & Divino. Mas há diversas opções de pousadas em Vila do Outeiro e Vila Curuípe, que ficam a 10 minutos de trilha a pé (na areia) até a praia.
 
Quem chega a Porto Seguro, cidade com aeroporto mais próxima do local, pode também alugar um carro e fazer o trajeto terrestre ou optar pela balsa até Arraial d´Ajuda, que fica a 25 km de Trancoso. 
 
Para quem optar por se hospedar no Calá & Divino, há também a opção de fazer o trajeto desde o aeroporto de Porto Seguro em helicóptero (até seis pessoas) ou avião particular (cinco pessoas). O preço do serviço é de cerca de R$ 1.150. O voo, de 15 minutos, termina em aeroporto particular a 5 minutos da praia.
 
Hotel Fazenda Calá & Divino
Praia do Espelho
Diária para casal com café-da-manhã em janeiro: R$ 700 + 10%