UOL Viagem

Ivete Sangalo

Infraestrutura aliada à preservação faz da Praia do Forte (BA) o local predileto da cantora

Do UOL, em São Paulo

Tabach/Divulgação "Contigo!"

Ivete posa com o marido, Daniel Cady, na Praia do Forte, para a revista "Contigo!"

“Um lugar paradisíaco, mas com estrutura. Sem perder a poesia de ser um lugar preservado”. Foi esse equilíbrio que chamou a atenção da cantora Ivete Sangalo, de 40 anos, para a Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. Nascida em Juazeiro, no interior do Estado, Ivete diz que vai sempre que pode ao local e o elegeu como sua sugestão de destino para a estação.  
 
Lojas de grife, campos de golfe e hotéis de luxo convivem harmoniosamente com a natureza e monumentos históricos como o Farol e o Castelo Garcia D´Ávila. Esse último foi  a primeira grande construção militar residencial de arquitetura portuguesa no Brasil, com características de castelo medieval. Em 1835, a construção foi abandonada e, em meados do século 19, já se apresentava em ruínas. 
 
O dono original do castelo, o português Garcia D’Ávila, chegou à Bahia no cargo de almoxarife real e tornou-se um dos maiores latifundiários da História do país, com 129 fazendas que ocupavam 800.000 km², o que equivale a um décimo do território brasileiro. Seus domínios estendiam-se até os Estados de Piauí e Maranhão.
 
  • Cantora publica foto com tartaruga em rede social

Com 12 km de extensão de praias de areia branquíssima, águas límpidas e cristalinas, piscinas naturais e enormes coqueiros à beira mar, a Praia do Forte é a preferida de Ivete e fica a pouco mais de 50 quilômetros de Salvador.

Ali também está a base do projeto Tamar, que se dedica à preservação de cinco espécies de tartarugas marinhas.  
 
 
COMO CHEGAR 
Localizada no limite entre a Estrada do Coco e a Linha Verde, a apenas 56 km do aeroporto de Salvador, há duas maneiras de ter acesso à Praia do Forte. Uma delas é seguir pela rodovia BA-099, mais conhecida como Estrada do Coco. A partir da divisa de Salvador com Lauro de Freitas, a entrada fica na altura do km 50, facilmente identificado pela excelente sinalização. A distância até o povoado é de 1,5 quilômetro percorrido em rua de paralelepípedos.A outra opção é a Linha Verde, que tem início na Praia do Forte e vai até Sergipe. 
 
Para quem é de fora do Estado e vai de avião até Salvador, o transporte intermodal – avião e van – é uma boa opção.

Conheça mais sobre Praia do Forte