UOL Viagem

Luciana Vendramini

Atriz, que morou em Nova York, elogia o metrô da cidade

EDUARDO VESSONI
Colaboração para o UOL

Disposição não falta para essa atriz paulistana que trabalhou em telenovelas, fez cinema, atuou em espetáculos teatrais e até chegou a estudar dramaturgia sob a orientação rigorosa de Antunes Filho, coordenador do CPT (Centro de Pesquisa Teatral).

 

Só não é assim quando o assunto é viagem. E Vendramini logo dispara: “Tenho preguiça de viajar”, confessa essa ex-modelo que um dia, curiosamente, também sonhou em ser aeromoça.

  • Patricia Vicentini/UOL

    Atriz morou por dois anos nos Estados Unidos

 

Mas a falta de interesse permanece apenas até desembarcar no destino. “Essa sensação é só até eu chegar ao lugar. Mas depois não quero voltar mais”.

 

E foi assim em Nova York, megalópole norte-americana onde a atriz morou entre 2005 e 2007. “Aquela cidade é enlouquecedora. Não é apenas uma cidade dos Estados Unidos, é um lugar do mundo. Tem de tudo”, define Luciana.

 

O contato diário com o destino lhe rendeu uma lista infinita de sugestões de passeios que, nostálgica, Luciana relembra como se estivesse presente na cidade. Almoço às margens do rio Hudson, caminhadas despreocupadas pelo Central Park e shows inusitados na casa de jazz Blue Note.

 

A cidade parece ter feito tão bem à atriz que foi ali que ela perdeu um medo antigo de viajar sob a terra. “O metrô nova-iorquino é tão rápido e com tantas opções de estações que eu deixei de lado meu pânico de usá-lo”, confessa essa atriz que chegou a se isolar da carreira e do convívio social por conta de uma crise grave de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo).

 

Aos destinos brasileiros, elogios também não faltam. Luciana destaca as dunas de Jericoacoara , no Ceará, que define como “pé na areia” por conta do clima tranqüilo e caseiro do destino; Gramado e Canela pelos cafés coloniais (“eu nem almoçava para poder aproveitar melhor a mesa com guloseimas típicas de vovó”); e Manaus, onde se encantou com um mergulho nas águas do rio Negro.

 

Para o futuro, planeja conhecer os Alpes suíços, Paris (“todo mundo diz que é obrigatório, né?”), Praga e a exótica Turquia.

 

Se Luciana deixar a preguiça de lado, sua mala deve mesmo rodar o mundo.