UOL Viagem

Inezita Barroso

Cantora considera Tietê um dos pontos mais bonitos de São Paulo

EDUARDO VESSONI
Colaboração para o UOL Viagem

A cantora e apresentadora Inezita Barroso é como a música caipira que ela mesma ajudou a divulgar: já rodou o mundo, mas é na paisagem rural das cidades do interior que essa paulistana da Barra Funda se sente mais à vontade.

  • Patricia Vicentini/UOL

    Cantora e apresentadora, Inezita Barroso se encanta com paisagens rurais

 

“Eu amo São Paulo e nunca deixei de amá-la”, declara a cantora.

 

E a admiração é tão grande que, curiosamente, sua maior paixão é um dos lugares mais polêmicos e renegados de todo o Estado: o rio Tietê.

 

“Podem dizer o que for dele, mas esse rio é o que São Paulo tem de mais lindo. Ele é teimoso, pois, diferente dos outros rios do mundo, corre para dentro, em vez de desembocar no mar”, explica essa artista que, há 23 anos, leciona em universidades da cidade, no curso de formação de bacharéis em Turismo.

 

Para Inezita, a música caipira, que ela mesma insiste em diferenciar de estilos mais modernos como o sertanejo, andou meio esquecida. Porém, a cantora acredita que ainda é possível conhecer um pouco dessa cultura em destinos como Presidente Epitácio, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

 

“Quanto mais distante dos grandes centros urbanos, mais genuínos são os hábitos culturais”, comenta essa apresentadora que está no comando do programa ‘Viola Minha Viola’, no ar há 30 anos.

 

No entanto, a artista tem viajado pouco para evitar, como ela mesma descreve, “a futilidade das viagens turísticas”. Embora os trâmites burocráticos em aeroportos e recepções de hotéis a incomodem, Inezita sempre consegue tirar proveitos (sobretudo musicais) durante as turnês que realiza Brasil afora.

 

Uma de suas maiores surpresas foi a visita que fez a Parintins, destino amazonense a 420 km de Manaus que ficou famoso pelo festival folclórico em que dois grupos rivais (Boi Garantido e Boi Caprichoso) disputam o título de melhor apresentação folclórica.

 

“No início, achava que aquelas apresentações eram muito parecidas com o Carnaval”.

 

No exterior, a artista também se encantou com Portugal, ‘um país que, a primeira vista, parece pouco acolhedor’. Mas foi durante uma viagem de um mês, durante uma turnê por esse país europeu, que Inezita se encantou com cidades do interior como Óbidos, com ruas de pedras e pessoas dispostas a conversar.

 

“O número de castelos existentes em Portugal é impressionante”, completa.