UOL Viagem

Tay Dantas

Tay, vocalista da banda Ruanitas, fala sobre sua viagem para a terra dos Beatles

Da Redação
Tay Dantas tem uma grande lista de viagens especiais, mas nenhuma marcou tanto a vocalista da Ruanitas como a que fez com sua banda em 2004 para Liverpool, na Inglaterra. "Conhecer a terra dos Beatles sempre foi um sonho. Tivemos a sorte e a honra de sermos convidadas a representar o Brasil na Beatle Week, tocando no palco onde os Beatles começaram. Foi especial desde o primeiro momento, quando descemos do ônibus de dois andares, que nos levou de Londres até lá", conta. A Beatle Week é um festival internacional de música que acontece todos os anos em Liverpool.

O que mais impressionou a cantora é que o rock é muito marcante na cultura local, de uma forma muito democrática. "Há arte no ar. Há muitos museus, bela arquitetura, estátuas, músicos nas ruas. Há muitas livrarias e espaços que vendem arte de forma geral, e notei que essa arte não era consumida apenas por visitantes. Mas sem dúvida a presença do rock é muito grande e marcante e claro, há cheiro de Beatles por toda a parte. A Mathew Street, onde fica o lendário Cavern Club, onde os Beatles tocaram inúmeras vezes, é incrível", descreve.

Tay é daquelas viajantes que gosta de se informar sobre o que é imperdível na cidade que vai visitar, mas também adora se deparar com o imprevisto nas viagens. Em Liverpool, ela e as colegas da banda passaram por uma experiência que exigiu bastante improviso e tranquilidade. "Uma vez, após um show, nos demos conta de que tínhamos deixado o dinheiro da banda no hotel, e que não tínhamos grana pro táxi de volta. Com todos os instrumentos a tira-colo, caminhamos um longo trecho, até nos depararmos com um músico que tocava sua gaita de fole por uns trocados. Ficamos ali, ouvindo-o por um bom tempo, depois conversamos com ele, trocamos ideias sobre música, contamos nossa história, e ele, não só nos ajudou a pegar um táxi, nos emprestando algumas libras, como também nos deu várias dicas de bons passeios na cidade", conta. "No dia seguinte, voltamos, devolvemos o dinheiro ao músico e deixando um pouco a mais, como agradecimento. Também o presenteamos com um CD e uma camisa da banda. Valeu a pena improvisar", diverte-se.

Como a maioria das viagens que Tay faz é a trabalho, a artista tem uma dica fundamental para os viajantes a trabalho não deixarem de aproveitar um pouquinho que seja o passeio. "É possível aproveitar se você sabe exatamente o tempo que vai permanecer no local e quais serão seus períodos livres. Minha dica é usar a internet pra descobrir os lugares bacanas do local, descobrir a que distância eles ficam do seu hotel e fazer os cálculos para encaixá-los no seu tempo livre. Não se pode perder as boas oportunidades de conhecer lugares bacanas", aconselha.

Em Liverpool, Tay recomenda alguns pontos obrigatórios para o turista apaixonado por rock: "Não deixe de visitar, na Mathew Street, o Cavern Club e o Café Lucy in The Sky With Diamonds. Não deixe de conhecer o museu dos Beatles. Se possível, hospede-se no Adelphi Hotel porque, além de ser um belo hotel e com uma ótima localização, de quebra, você vai comer muito bem. Reserve uma semana para conhecer bem o local. E depois volte realizado pra casa, cantando 'Penny Lane'..."

Tay Dantas é vocalista da banda de rock carioca Ruanitas. Ao lado das músicas Jane Soren (violino, teclados e vocais), Lu Guessa (baixo e vocais) e Claudia Moreno (bateria, percussão e vocais), Tay também toca violão e guitarra. A banda começou a fazer sucesso em 2008, com a inclusão da faixa "Vaza!" na trilha sonora do seriado global Malhação. Em Liverpool, as Ruanitas foram o primeiro grupo feminino a tocar no festival Beatle Week.