UOL Viagem

Washington Olivetto

Para Washington Olivetto, Xangai mistura o mais antigo com o mais moderno dos mundos

Da Redação
Washington Olivetto costuma dizer que nunca está só trabalhando ou só se divertindo, mas sim fazendo as duas coisas simultaneamente. Quando o assunto é viagem --e ele viaja muito-- a máxima fica ainda mais séria: "Faço questão de colocar trabalho nas viagens a passeio e passeio nas viagens a trabalho", diz.

Foi durante uma de suas viagens a trabalho que Olivetto conheceu seu destino mais marcante no mundo, Xangai. Quando esteve lá, em 2001, Olivetto tornou-se o primeiro publicitário ocidental a fazer uma palestra na China. "A plateia tinha mais de 5 mil pessoas, o que, se levarmos em conta o tamanho da população chinesa, era uma plateia de piano-bar", brinca. Para completar a relação de feitos de honra no gigante oriental, o publicitário (que tem três filhos e já escreveu alguns livros) também se orgulha de ter sido convidado a plantar uma árvore no zoológico local, em frente aos dois lobos-guarás que moram lá. "Por causa dos pandas, os zoológicos são lugares de imenso prestígio na China, e plantar uma árvore num zoológico é uma grande honraria", explica.

Para Olivetto, a metrópole mais populosa do país que abriga a maior população do mundo representa uma fantástica síntese do mais antigo com o que existe de mais moderno. "É fascinante ver a multidão pelas ruas, os museus, a manutenção dos hábitos antigos, a invasão de outras culturas e de hábitos contemporâneos, os restaurantes, tudo. A vista do Cloud 9, bar do Hotel Hyatt, que fica no 87º andar, é algo impressionante e resume essas impressões", descreve.

Em suas viagens, a maioria em companhia da esposa e dos filhos gêmeos pequenos, Olivetto não abre mão de boas experiências envolvendo a cultura local, em todas as áreas. "O contato com as peculiaridades culturais de cada lugar --gastronomia, artes plásticas, música-- são as coisas que mais me fascinam e não podem faltar em nenhuma viagem."

M on the Bund, com vista para o rio Huangpu, o T8, moderno e transado, no bairro de Xin Tian Di (espécie de "Soho" de Xangai, segundo o publicitário), e o Le Garçon Chinois, Hengshan Road, são alguns dos restaurantes imperdíveis na seleção de Olivetto. "Quanto aos bares, definitivamente minha dica é o Cloud 9. No último andar do hotel Grand Hyatt, no edifício Jin Mao Tower, o bar está também na lista dos melhores pontos de encontro do mundo, da revista americana "Newsweek". "A vista é absolutamente impressionante, e a arquitetura da Jin Mao Tower é belíssima", diz.

Entre os museus, Olivetto recomenda o Shanghai Museum, na Peoples Great Road, o ShanghART Gallery, que expõe os mais badalados artistas contemporâneos na opinião do publicitário, e o Yu Yuan Garden, "um belo jardim para visitar, com templos lindos", conta.

Washington Olivetto é publicitário e sócio da W/Brasil, uma das maiores agências do país e uma das mais premiadas do mundo. É autor de "O Primeiro a Gente Nunca Esquece", "Os Piores Textos de Washington Olivetto" e co-autor de "Corinthians - É Preto no Branco", ao lado de Nirlando Beirão. Também é o principal personagem do livro-reportagem de Fernando Moraes "Na toca dos Leões", que narra a história da W/Brasil e seus fundadores, incluindo o episódio do sequestro de que o publicitário foi vítima em 2001.