UOL Viagem

Denise Fraga

Atriz indica roteiros para aventureiros que passam por desertos e salares na AL

Da Redação
Todo mundo que tem um 'quê' de aventureiro e já assistiu ao filme "Diários de Motocicleta", do diretor brasileiro Walter Salles, deve ter sentido vontade de desbravar os vizinhos latinos de motocicleta, ônibus ou carro. Em sua passagem pelo UOL, a atriz Denise Fraga, que está em cartaz em São Paulo com a peça "A Alma Boa de Setsuan" até dezembro, indica dois roteiros que desvendam paisagens vulcânicas e salares deslumbrantes, ainda pouco explorados pelos brasileiros. Os endereços dessas maravilhas se encontram na Bolívia, norte da Argentina e Chile.

O Salar do Uyuni, um paraíso branco boliviano que ocupa uma imensa área de 12.000 km², a mais de 3.600 metros de altura, é a primeira dica da atriz, que percorreu recentemente nove países da América do Sul em 25 dias, enquanto gravava seu quadro "Te Quiero América" no Fantástico.

Denise voltou dessa aventura com as malas cheias de idéias e com novos roteiros. Outra sugestão da atriz é percorrer a linha imaginária do Trópico de Capricórnio de carro. O trajeto permite ver desertos e salares e desbravar terras quase-sem-ninguém no norte da Argentina e do Chile. Inclui as cidades e povoados indígenas de Jujuy, Tilcara, Purmamarca, e termina no Atacama, a extensa área desértica "de perder o fôlego" chilena. "É uma viagem para os olhos saltarem", descreve ela, que não chegou a fazer o trajeto de carro, mas recomenda.

A atriz carioca ganhou fama como a empregada Olímpia, personagem da peça "Trair e Coçar é Só Começar". Depois disso, acumulou papéis importantes na TV - como nas séries "Retrato Falado" e "Copas de Mel", ambas do "Fantástico" - e no cinema ("O Auto da Compadecida"), assim como prêmios por sua atuação (Festival de Gramado e Grande Prêmio Cinema Brasil, entre outros).