UOL Viagem

José Padilha

Diretor de "Tropa de Elite" mergulha em Angra e contempla o Pantanal

da Redação
Diretor do filme mais polêmico do ano, José Padilha, de "Tropa de Elite" não tem arrumado muito tempo para viajar. Desde o lançamento do filme _e até antes, quando a fita ganhou o mercado pirata e a atenção da imprensa_, Padilha tem se dedicado a dar entrevistas para falar sobre polícia, pirataria, tráfico de drogas, cinema brasileiro e muitos outros assuntos áridos.

Mas são dois lugares ricos e suaves que são citados pelo cineasta quando o assunto é viagem: Angra dos Reis e o Pantanal mato-grossense. "Gosto de ir para Angra para mergulhar", conta. "Mergulho na Lage do Drago, na Ponta Sul. Tem uma toca muito legal, na ilha da Jibóia, na ponta das Pitangueiras. É um lugar bem específico, tem muito robalo."

Parece que o mundo animal fascina mesmo o diretor. É a fauna que faz Padilha citar o Pantanal como outro de seus lugares preferidos para visitar. "Gosto de ver bichos, andar de jipe. É difícil ver onça, mas eu já vi uma onça parda. Tem muito pássaro", explica, deixando de lado o assunto Capitão Nascimento.

Já o cinema não sai do tema nem quando a memória vai longe: "Meu tio tem uma fazenda lá no Pantanal, o irmão do meu pai. É a fazenda São Roque. Até já fiz um filme lá, 'Os Pantaneiros'". O filme é um documentário feito para a TV, lançado em 2001.

Quem sabe, depois de toda a agitação de "Tropa de Elite", Padilha consiga descansar em um dos seus paraísos preferidos para esvaziar a cabeça e conceber mais um trabalho de impacto no cinema brasileiro.