UOL Viagem

Planta & Raiz

Galera do grupo de reggae fica maravilhada com Manaus

Da Redação
Zeider e Franja são, respectivamente, vocalista e guitarrista do grupo de reggae Planta & Raiz, que lança agora quinto CD da banda, "Qual É a Cara do Ladrão?". Eles contam que as turnês são ótimos motivos para conhecer bons destinos. E um que marcou a história da banda foi Manaus, capital do Amazonas. "Jamais teríamos ido para lá se não fosse a banda", conta Franja.

Zeider lembra o quão incrível foi testemunhar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões para formarem o rio Amazonas. "E teve o rolê na floresta, as lagoas para nadar, de água escura, a visita aos botos..."

"Esse é um role que muita gente não faz, os brasileiros esquecem de dar valor para a natureza", diz Franja. "Paulista vai pra praia e acha que viu a natureza, ver a natureza mesmo é ir pra Manaus, cruzar um índio pequeninho com um animal na mão. Enquanto aqui os moleques pedem troco fazendo malabarismo no sinal, lá eles se exibem com um saco de cobra."

Outra coisa que marcou a viagem foram as comidas típicas locais, como o tacacá ("um caldo de tucupi com camarão"). Questionado se o prato era bom, Zeider respondeu: "Na primeira, nem tanto. Na segunda, mais ou menos. Na terceira, você já está quase gostando". Franja lembrou ainda do peixe pirarucu: "É enorme, tem um gosto bem bom. A carne é durona, não é que nem peixe normal, que você corta com o garfo." Zeider completa que o pirarucu não tem gosto de peixe e sim de uma mistura de carne de porco com frango.

Em uma das visitas que eles fizeram a Manaus, ficaram no hotel Tropical, que eles gostaram muito. "É irado, tem zoológico, piscina com onda, pegada de hotel bem antigo. Um corredor interminável, carpete vermelho e um cheiro de que muita coisa aconteceu ali." Nesse hotel, eles fizeram um show na piscina que consideram histórico para o Planta & Raiz. Mas eles lembram ao turista que queira ir pra lá que existem também opções mais baratas. "Tem vários hotéis no centro, que eles chamam de zona franca, já ficamos em alguns ali", conta Franja.

Entre as dicas do que provar por lá, eles citam açaí com tapioca ou xarope de guaraná e o pó de guaraná; "Mas a galera se empolga no rango e depois tem um desarranjo", lembra Franja. "Vá com cuidado", alerta Zeider, "porque é tudo original!"