UOL Viagem

Kátia B

Cantora se delicia tanto no leste europeu quanto em Araras, no Rio

Da Redação
A cantora e compositora Kátia B, que está lançando o CD "Espacial", é uma viajante muito organizada e mantém um bloquinho no qual anota as coisas do destino que sabe que vai querer recuperar depois, foi assim que ela conseguiu citar direitnho coisas que ela queria indicar de sua viagem à Sérvia, no ano passado.

Kátia escolheu o país em homenagem ao produtor iugoslavo Suba, que morava no Brasil e morreu em 1999 em um incêndio. "Trabalhei com ele e fui visitar lugares onde ele viveu", conta. A localidade escolhida foi Novi Sad, a segunda maior cidade da Sérvia, depois de Belgrado. "É uma delícia de passear na beira do rio Danúbio, ouvir música, tomar uma cerveja."

"Vale também conhecer uma antiga fazenda, afastada da cidade, que virou restaurante, comer coisas típicas", conta Kátia, que vai então folhear o bloquinho em busca do nome do local. "Chama salacha essa fazenda!", lembra após achar a anotação. "Tem uma coisa chamada kaimak, que é uma manteiga, uma nata, que eles cozinha e colocam na comida. É uma loucura." Empolga-se a cantora, que lembra ainda de um prato irresistível: fígado de galinha com bacon.

Essa viagem deixou Kátia com "água na boca" pra conhecer Dubrovnik, um balneário no litoral da Croácia, no Mar Adriático. "É um 'hype' europeu atualmente, está bem falado, todo mundo está indo para lá", indica.

A cantora conta que não foi visitar na ocasião porque esteve na Sérvia para fazer shows e depois acabou indo para Budapeste (Hungria), que era mais perto. Sobre a capital húngara, ela conta que foi uma viagem diferente: "Fui sozinha, foi um pouco difícil. Mas fiz uma extravagância e fiquei em um superhotel, o Gellert, que tinha umas termas. Umas águas quentes. E um café da manhã especial, além de a cidade ser linda de morrer. Adorei!"

Apesar de todos os passeios inusitados pelo leste europeu, Kátia B também tem uma recomendação bem pertinho de casa e é em Araras, cidade serrana do Rio de Janeiro. "Vou muito para lá e adoro o restaurante Alvorada, do chef Paulão." A cantora cita entre os pratos favoritos truta recheada e aspargos na lenha. "Mas, na verdade, gosto de sentar e não pedir, deixo o chef trazer o que ele quiser, e é sempre tudo muito bom!"